quinta-feira, 31 de maio de 2012

O MONSTRO DO MAR REVOLTO


VEIO DO FUNDO DO MAR (It Came From Beneath The Sea)

 
Um jovem produtor queria fazer um filme com um polvo gigante que destruía a Ponte Golden Gate. Ray achou que seria um desafio bem interessante. E foi ao estúdio para conhecê-lo.
Ele se chamava Charles H. Schneer.
Charles queria fazer algo que ninguém tivesse levado as telas. E começou a procurar lugares e locações nunca antes filmados. E alem disso queria encontrar bem longe da Califórnia por que cada pedra e arvore a 80 Km de Los Angeles já tinha sido filmado.
E a ponte Golden Gate só estava a 650 Km. Ela já havia sido filmada mas não como ele planejava fazer em O Monstro do Mar Revolto.
Eles apresentaram o roteiro aos vereadores de São Francisco. Mas disseram que não queriam cooperar, pois temiam que se causassem danos a nova Ponte a população ficaria com medo e duvidaria de sua resistência.
Assim por métodos mais difíceis e tortuosos instalaram uma câmera em um caminhão de padaria que ficou percorrendo a ponte para filmar todo o panorama dos arredores.


O Filme foi feito com um orçamento baixo, mas tentaram fazer um filme espetacular. O orçamento era tão baixo que acabou obrigando Ray Harryhausen a fazer um polvo com dois tentáculos amenos, ele teve apenas seis tentáculos. Isso só para economizar efeitos especiais e tempo, pois tempo é dinheiro. Esse detalhe passa despercebido do publico devido ao movimento e a posição do polvo sob a água durante as cenas.
Assim para disfarçar Ray planejou seguências de animação em que o modelo do polvo em todo momento ficasse sempre parcialmente dentro da água.
O segredo de Ray só foi descoberto em uma revista de cinema. Não houve nenhuma repercussão e todo mundo se divertiu.
Os vereadores da cidade não proibiram o filme. E Ray se considera muito destrutivo e gosta das destruições em massa.
   

Ano: 1955
Distribuição Columbia Pictures. Preto e branco. 80 minutos.

Produtor Executivo: Sam Katzman
Produtor: Charles H. Schneer
Diretor: Robert Gordon
Roteiro: George Worthing Yates/ Hal Smith
Historia: George Worthing Yates
Foografia: Henry Freulich
Arte: Paul Palmentola
Editor: Jerome Thoms
Musica: Mischa Bakaleinikoff
Elenco: Kenneth Tobey, Faith Domergue, Donald Curts, Harry Lauter e Ian Keith
Efeitos técnicos criados por Ray Harryhausen.

Data de lançamento Julho de 1955

Orçamento de 150 mil dólares e arrecadou 1,7 milhões de dólares só nos EUA.


A parte superior do corpo do polvo ainda existe, mas os tentáculos acabaram sendo sacrificados para serem usados como caldas de Dinossauros. Já as armaduras dos grandes tentáculos que eram usados para close-ups e que aparentavam estarem perdidos foram encontrados. O portão miniatura do Oakland Ferry também ainda existe, assim como o submarino em miniatura e o torpedo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário