terça-feira, 8 de maio de 2012

O MONSTRO DO MAR



THE BEAST FROM 20,000 FATHOMS

Warner Bros. preto e branco. 80 minutos

No final de 1951 Ray Harryhausen foi procurado pelo produtor Jack Dietz lhe oferecendo trabalho na produção do filme THE MONSTER FROM UNDER THE SEA da Mutual Filmes, para ele desenvolver como seria os efeitos especiais.
Dietz não tinha ainda a idéia de como seria o visual da criatura e ainda pensou em usar um homem vestido em uma roupa de borracha ou um jacaré com próteses de borracha presos a pele.
Nisso Ray lhe mostrou alguns desenhos, modelos e algumas cenas de Evolution e Mighty Joe Young. E logo após Dietz ver tudo, Ray lhe disse as vantagens de se fazer uma animação tridimensional, e que era capas de fazer qualquer coisa que ele quisesse no processo.  Felizmente Dietz e toda a produção aprovaram o uso da animação stop motion no filme.
O filme foi lançado em 1953 com o nome de THE BEAST FROM 20,000 FATHOMS e foi um marco na historia do cinema, pois foi o primeiro a usar a técnica de tela dividida para unir a ação dos modelos com as cenas em live-action.
Essa técnica desenvolvida por Ray ficou conhecida mais tarde como Dynamation.
E não só lançou uma serie de filmes de monstros semelhantes como também fez surgir a serie de filmes de Godzilla.

Ray fez sozinho toda animação stop motion.

Rhedossauro na mesa de animação

O Rhedossauro como era chamado à criatura que embora muitas vezes era chamado de Dinossauro, era um Dinossauro fictício.

Muitos acreditam que o RH do nome da criatura tem haver com o nome do homem que o criou, Ray Harryhausen, mas Ray nega.

Credito na tela principal: Efeitos técnicos criados por Ray Harryhausen.

Apenas a cabeça de resina do Rhedossauro e o farol em miniatura ainda existem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário