segunda-feira, 25 de julho de 2011

The Ghost of Slumber Mountain (1919)


The Ghost of Slumber Mountain (O Fantasma da Montanha Slumber), é um filme em preto e branco mudo de 1919, escrito e dirigido pelo pioneiro dos efeitos especiais Willis O`Brien, e produzido por Herbert M. Dawley.

O filme foi estrelado pelo próprio Dawley fazendo o tio Jack Holmes enquanto O`Brien fez o fantasma de Mad Dick o Eremita.
E embora a maior parte do filme tenha sido perdida, é frequentemente citado como um ensaio para o filme O Mundo Perdido, (The Lost World) em 1925.

A maior parte da trama é desconhecida e originalmente tinha o equivalente cerca de 30 minutos, mas Dawley cortou o filme que ficou com apenas 11 minutos de duração, E por que ele fez isso até hoje é desconhecido.

Tudo que restou é uma versão restaurada que corre por ai com cerca de 19 minutos.

Na versão que hoje esta disponível Holmes (Dawley) diz a seus sobrinhos sobre uma aventura que ele fez nas florestas ao redor de Slumber Mountain perto do vale dos sonhos.
Ele, Joe Holmes e sua cadela Soxie partem numa canoa e atravessam o rio da paz para a outra margem que os levam para Slumber Mountain e ao chegarem ele começa a pintar um quadro se espirando na bela paisagem e fauna local.
Ao caminharem pela floresta encontram o tumulo do velho eremita Mad Dick.    

Eles encontram a cabana abandonada que pertencia ao saudoso eremita Mad Dick que era amigo de Joe Holmes e que vivia carregando um estranho telescópio.

Eles montam um acampamento perto dali e dormem perto da fogueira e ao amanhecer Jack é acordado pela cadela Soxie que sai correndo para dentro da floresta na direção da cabana abandonada.

Ao procurar Soxie, Jack Holmes entrou na cabana e encontrou vários ossos e livros de animais pré-históricos e uma caixa que ao abri-la encontra o telescópio, que ao toca-lo o fantasma de Mad Dick o chama pelo lado de fora, e Jack ao sair da cabana é instruído por Mad Dick que diz para ele usar o telescópio e olhar para o distante pico da Slumber Mountain.

Quando ele o faz ele aparentemente parece voltar ao passado e vê grotescos répteis e pássaros de um mundo pré-histórico muito, muito distante extintos a milhões de anos.
Ele vê um grande pássaro um Dinornis o ancestral gigante da galinha comendo uma cobra e logo em seguida vê dois Triceratops lutando um contra o outro e em seguida também vê um Tiranossauro e um Triceratops lutando.

O Tiranossauro prova ser triunfante e depois de matar o Triceratops e de alguma forma quebrar a barreira do tempo (a menos que o telescópio tivesse feito isso mesmo) começa a perseguir Holmes que se esconde atrás de uma árvore e dispara vários tiros de pistola contra o T-Rex.
E quando ele volta para a tenda assustado ele acorda e vê Joe e Soxie que fica toda alegre, e assim ele persebe que tudo não passou de um sonho.

The Ghost of Slumber Montain foi um sucesso de bilheteria e arrecadando mais de US $ 100,000 em um orçamento de US $ 3,000.

Data de lançamento: 17 de novembro de 1919
País de origem: Estados Unidos



Escrito e Dirigido por Willis O`Brien
Produzido por Herbert M. Dawley
Estrelado por Herbert M. Dawley e Willis O`Brien
Musica de Tom Luis
Filme mudo
Tempo de duração 19 minutos


Nenhum comentário:

Postar um comentário