domingo, 10 de julho de 2011

WILLIS O´BRIEN O PIONEIRO DO STOP MOTION


Willis O`brien é um dos maiores heróis desconhecidos do cinema.
Ele não é muito conhecido publicamente, mas para artistas de efeitos especiais trabalhando em Hollywood nos últimos 50 anos é um nome bem conhecido. E quase todo mundo diz que trabalha com efeitos especiais porque viu King Kong.
Willis O`Brien não foi só um mago das telas, mas um pioneiro porque estava inventando algo fundamental.

Harold Willis O`Brien (02 de março de 1886 – 08 de novembro de 1962) foi um Americano Irlandês, e era carinhosamente conhecido por seus familiares e amigos próximos como “Obie”.

Willis O”Brien nasceu em Oarkland Califórnia. Ele era um cartunista do Jornal San Francisco Daily News, antes de começar a trabalhar no cinema. O`Brien foi casado com Ruth Collette Hazel em 1925 e se divorciaram em 1930. ele tinha dois filhos do casamento, mas em 1933 Hazel atirou e matou os dois filhos e depois atirou contra si mesma. Ela sobreviveu, mas morreu tempos depois de sofrer de Câncer e Tuberculose.

Durante sua vida, O`Brien nunca foi entrevistado em profundidade sobre a sua carreira ou métodos de animação e é triste, pois ninguém sabe quais foram suas idéias, o principio do seu trabalho e quais foram suas motivações.

Foi o primeiro no cinema americano a experimentar seriamente com filmagem (fotografia) em stop-motion. Foi o pioneiro dos filmes de efeitos especiais. Ele escreveu um livro sobre como fazer essas coisas.
Willis O`Brien tinha um currículo variado, como peão, vaqueiro, jóquei, boxeador, barman, escultor e desenhista.
Era certamente um ótimo desenhista de croquis (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) como os seus vários desenhos existentes podem confirmar e em 1914 estava brincando com uma câmera de cinema e figuras de barro e fez experiências precoces de uma satírica luta de boxe animada e meio que inventou para si mesmo a animação em stop-motion.
Ele a viu como uma maneira de dar vida as esculturas e começou a experimentar.
Ele estava tão certo que esta forma de arte iria decolar que no mesmo ano fez um filme teste de um minuto com um homem das cavernas em miniatura e um dinossauro, feitos de massa de modelar sobre esqueleto de madeira e arame e resolveu vender a idéia a alguns produtores.
Um produtor comprou a idéia e deu a Obie 5, 000 dólares para fazer um outro curta metragem com dinossauros e homens das cavernas, e assim ele criou The Dinossaur and the Missing Link de 1915.


Refinando a técnica com criaturas pré-históricas com esqueleto com juntas metálicas e cobertura de borracha, espuma e pelos de animais. Com a força desses experimentos foi contratado pela companhia de Thomas Edison.


Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de Fevereiro de 1847 - West Orange, Nova Jérsei, 18 de Outubro de 1931) alem de ter inventado a lâmpada e o fonógrafo também inventou a câmera de cinema e foi um dos primeiros distribuidores de filmes. Ele comprou o filme The Dinosaur and the Missing Link de O`Brien em 1917 e encomendou uma serie de curtas de comedia em stop-motion.


O`Brien foi o primeiro a apresentar o que se tornou uma técnica utilizada até os anos 80 e inicio dos anos 90, a animação em stop-motion, animação de marionetes como, de longe, a mais aceitável e bela maneira de criar monstros e dinossauros na tela.
O elo perdido, em um dos primeiros filmes de O`Brien se parece um pouco com King Kong.
Ele se parece um pouco com um macaco e tem os braços maiores. Ele tem muita atitude e presença. Então, podemos dizer que ele é um precursor do Kong.


 Muitos de seus maiores trabalhos contaram com as parcerias de Marcel Delgado, Victor Delgado e Mario Larrinaga, mexicanos americanos com grandes talentos em modelagem, efeitos especiais, pintura e construção de cenários, que trabalhavam a partir dos desenhos de O`Brien. Com a força desses curtas-metragens e outros filmes educativos que ele produziu com Edison, um produtor chamado Herbert M. Dawley contratou O`Bie para animar um filme de dinossauro, um curta-metragem intitulado The Ghost of Slumber Mountain em 1919.


A historia gira em torno de um tio, que conta a seu sobrinho e amigos o dia em que ele se deparou com uma cabana na floresta ocupada pelo fantasma de um paleontólogo. E incentivado a olhar através de sua luneta, o narrador vê magníficas cenas pré-históricas que se desenrolam diante dele.

A técnica que Willis O`Brien inventou e desenvolveu mais do que ninguém naquela época explodiu na consciência publica quando ele foi contratado pelo produtor Watterson R. Rothacker para fazer a animação de um filme chamado O Mundo Perdido em 1925 uma das grandes aventuras épicas do cinema mudo.


Foi a adaptação do livro de Sir Arthur Conan Doyle sobre exploradores que encontram um planalto na América do Sul povoado por dinossauros.

Willis O`Brien e a sua equipe criaram uma quantidade extraordinária de seqüências com dinossauros toda através de animação por stop-motion.


Platéias em 1925 ficaram surpreendidas com O Mundo Perdido.




. O escritor Sir Arthur Conan Doyle (Edimburgo, 22 de Maio de 1859 - Crowborough , 7 de Julho de 1930) surpreendeu uma convenção de mágicos americanos mostrando as primeiras filmagens-teste de O´Brien insinuando que era filmagem documentaria, disse-lhes que estes eram dinossauros de verdade que ele tinha fotografado e que sua historia foi realmente baseado em fatos e depois de verem as imagens, eles acreditaram. Ele pediu desculpas depois pela mentira.


O escritor e diretor de O Mundo Perdido, Harry Hoyt pediu a Willis O´Brien que o ajudasse a criar o filme de dinossauros seguinte.
Uma seqüência de O Mundo Perdido e que apesar de anos de planejamento, esse épico perdido não foi produzido.


Willis O`Brien criou tantos roteiros, idéias, desenhos de concepção. Um trabalho brilhante. Mas ele nunca conseguiu juntar-se ao elemento financeiro do negócio do cinema para produzir essas idéias.
O numero de projetos de Willis O`Brien não produzidos é meio mítico em proporções,
Seu primeiro projeto foi um filme sobre a Atlântida, depois tentou fazer os efeitos para o filme Frankennstein (1931), usando stop-motion para as cenas de longa distancia do monstro arrancando árvores pela raiz e outras coisas mais. Ele também queria adaptar um conto de H.G.Wells Alimento dos Deuses.

Existem projetos famosos como War Eagles, que parece incrível e teria sido maravilhoso sobre uma raça de Vikings montando águias pré-historicas que lutam com dinossauros. 

Cancelado por causa da 2ª guerra mundial.

Ele tinha todo o tipo de filmes com dinossauros e criaturas. Gwangi que seu sucessor Ray Harryhausen acabou fazendo e outros. Mas o projeto de Willis O`Brien que não foi produzido que é mais associado com King Kong é um projeto chamado Creation de 1931.



Mais nem tudo foi perdido, pois alguns anos depois Creation foi revivido com uma premissa diferente, e se tornou um dos verdadeiros clássicos do cinema falado. A historia de um macaco gigante e a mulher que ele amava. King Kong (1933).


Depois a seqüência O Filho de Kong, também de 1933. Ele também foi responsável técnico para o épico Os Últimos Dias de Pompéia (1935).
Depois em Mighty Joe Young (1949), em que é creditado como técnico criador e ganhou o Oscar de melhor efeito visual em 1950. O crédito do premio foi para os produtores de filmes da RKO, mas O`Brien também foi premiado com uma estatua.


E alem disso o protegido de O`Brien e seu sucessor Ray Harryhausen trabalhou ao seu lado nesse filme e fez a maior parte da animação.

E sem usar o stop-motion O`Brien também fez os efeitos especiais para o filme clássico Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941) dirigido por Orson Welles. Mais tarde, outros filme com efeitos especiais de Willis O`Brien foram feitos como The Animal World (EUA 1956, em colaboração com Harrihausen), O Escorpião Negro (EUA 1957) e Behemoth, o monstro do Mar (UK 1956, EUA intitulado The Giant Behemoth). E apesar de O`Brien ser amplamente aclamado como um pioneiro da animação stop-motion, em seus últimos anos de vida ele lutava para encontrar trabalho. Ele foi muitas vezes relegado a um supervisor de efeitos e muitas vezes, em filmes que tinham mais uso de seu nome do que seu trabalho. Um desses filmes é o remake de O Mundo Perdido (1960).


O`Brien foi contratado como técnico de efeitos, mas estava desapontado, pois o produtor Irwin Allen (Nova Iorque, 12 de junho de 1916 - Santa Monica, 2 de novembro de 1991) optou por lagartos de verdade em vez de animação stop-motion para os dinossauros. Irwin Allen trouxe O`Bie a bordo, mas sem nenhum objetivo real que não só o reconhecimento.

Uma de suas idéias para uma historia de King Kong vs Frankenstein com planos de um combate stop-motion entre os dois monstros famosos não foi aceito em nenhum estúdio nos Estados Unidos.


Então Obie resolveu levar a idéia para os estúdios da Toho no Japão, mas não foi aceito lá também, mas depois de voltar para a América um novo filme da Toho estreou tempos depois e a idéia foi utilizada em um filme de Ishiro Honda, King Kong vs Godzilla (1962). Felizmente em muitos aspectos, este filme foi lançado após a morte de Obie.

Pouco antes de sua morte em 1962 ele animou uma breve cena em It´s a Mad, Mad, Mad, Mad World (1963), apresentando alguns personagens pendurados em uma escada de incêndio.


O`Brien morreu em Los Angeles quando sofreu um ataque cardiaco fatal em 8 de novembro de 1962 aos 76 anos de idade, ele foi socorrido por sua segunda esposa, Darlyne. Quase sem dinheiro e completamente esquecido, exceto para os poucos amigos que tinham trabalhado com ele. Seu sepultamento foi localizado na Capela do Crematory Pines.

Em 1997, ele recebeu postumamente o prêmio Winsor McCay pela ASIFA-Hollywood, dos Estados Unidos capitulo da International Animated Film Society ASIFA (Association Internationale du Film d`Animation). O premio é em reconhecimento à carreira e contribuições da vida para a arte da animação.

O`Brien também escreveu o roteiro de uma versão anterior da historia que foi lançado como The Beast of Hollow Mountain (EUA 1956), sob o pseudônimo de El Toro Estrela.



O primeiro filme que mostraria dinossauros e cowboys juntos na mesma imagem. O`Brien também iria fazer os efeitos especiais deste filme, mais isso não aconteceu por razões desconhecidas.

 O filme de 1969 O Vale de Gwangi, feito por Ray Harryhausen, sete anos após a morte de O`Brien, foi baseado em uma idéia que ele passou anos tentando trazer para a tela The Valley of the Mist e inspirou a base do filme The Beast of Hollow Mountain.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário