domingo, 31 de julho de 2011

The Lost World (1925)


The Lost World, (O Mundo Perdido) é um filme mudo de 1925, e é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Arthur Conan Doyle em 1912.
O filme foi produzido pela First National Pictures, um grande estúdio de Hollywood no momento e estrelado por Wallace Beery como professor Challenger.
Essa versão foi dirigida por Harry O. Hoyt e contou com efeitos especiais em stop motion do pioneiro Willis O`Brien (um valor inestimável para aquecer seu trabalho sobre o filme original de King Kong, dirigido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack). O Escritor Doyle aparece em um frontispício com o filme.
 Em 1998 o filme foi conciderado “culturalmente, historicamente e esteticamente significante” pela biblioteca do congresso e selecionado para a preservação no National Film Registry dos Estados Unidos da América.

De uma expedição que se perdeu em uma região inexplorada e misteriosa da selva amazônica, Paula White traz documentos de seu pai o explorador Maple White para o excêntrico professor George Edward Challenger em Londres.
Os documentos apresentam desenhos de dinossauros que é prova suficiente para Challenger anunciar publicamente que os dinossauros ainda andam na terra.

Ele se reúne em um encontro acadêmico no salão do Zoológico e diz que os dinossauros ainda caminham sobre a terra e que existe um mundo perdido, um planalto onde criaturas isoladas durante milhões de anos sobreviveram às mudanças que exterminaram seus semelhantes do restante do mundo e propõem uma convocação com objetivo cientifico por voluntários para uma expedição, mas é visto por todos como ridículo o que ele diz, então Challenger relutantemente aceita a oferta de Edward E. Malone do London-Record Jornal para financiar uma missão para resgatar Maple White.

Assim o visionário Professor Challenger, a herdeira Paula White, o caçador Sir John Roxton, o cético Professor e Cientista Summerlee, o repórter Edward Malone (que é um amigo de Roxton e deseja ir a expedição para impressionar sua noiva Gladys), um funcionário indiano Zambo e o mordomo de Challenger, Austin, partem de Liverpool na Inglaterra para um Planalto no Rio Amazonas na Amazônia entre a fronteira do Peru, Brasil e Colômbia.

Ao chegarem à floresta eles se estalam em uma cabana e ficam maravilhados com a flora e a fauna, Malone fica fascinado com um jacaré e ao mesmo tempo com a beleza de Paula. Já Roxton e Summerlee se surpreendem com uma espécie de besouro.  Eles partem em quatro canoas e seguem pelo rio e observam os animais em sua volta.

Eles chegam à noite no local determinado, e no seu acampamento na base do planalto, os exploradores ficam chocados quando uma grande rocha cai jogada em seu caminho por um homem-macaco empoleirado no topo de uma saliência em cima do platô. E enquanto os exploradores olham para cima para ver seu agressor, Challenger vê um Pteranodon (erroneamente chamado de Pterodátilo), sobrevoando e carregando sua comida um porco do mato, e os observando, o que prova que as declarações do diário de Maple White são verdadeiras.
Amanhece, e deixando Zambo e Austin no campo, eles cruzam o abismo para o planalto após cortarem uma árvore e usá-la como uma ponte.
Eles avistam um Brontossauro arrancando uma árvore e ficam assustados com o que estão vendo. logo em seguida a árvore que eles usaram como ponte é derrubada pelo Brontossauro os deixando presos.
Anoitece e eles fazem uma fogueira, Summerlee aproveita para estudar alguns pequenos lagartos. Paula fica triste e é amparada por Malone em quanto são observados pelo homem-macaco que esta encima de uma árvore.

Os exploradores testemunham diversas lutas de vida ou morte entre os animais pré-históricos do planalto. Um Alossauro ataca um Trachodon, e acaba por abatê-lo em um pântano. Um Triceratops esta com o seu filhote e o Alossauro então ataca, mas acaba sendo ferido com uma chifrada e é expulso por um triceratops.

Eventualmente, o Alossauro faz o seu caminho para o local do acampamento e ataca os exploradores que atiram nele com as armas, mas só é rechaçado(obrigado a retroceder), quando Ed joga uma tocha em sua boca fazendo ele se afastar do local.
Enquanto isso, um Agathaumas é atacado por um Tiranossauro, mas consegue chifra-lo o levando a morte.
Convencidos de que o acampamento não é seguro, Ed sobe em uma árvore para procurar um novo local, ele vê a bela panorâmica do platô e bem longe avista uma caverna, nesse momento distraído com o visual é atacado por um homem-macaco.
Roxton consegue atirar no homem-macaco, mas a criatura é apenas ferida no braço e foge antes que Roxton possa acabar com ele.

De repente, outro tiranossauro aparece, ataca e mata o Agathaumas, juntamente com um Pteranodon que passava naquele momento infelizmente.

Os exploradores em seguida fazem os preparativos para viverem no planalto e arrumam a caverna enquanto não encontram um caminho de volta e um meio para deixarem o Mundo Perdido.
Uma catapulta é construída por Challenger e Summerlee, e durante uma busca por Maple White, Roxton encontra seus restos mortais, confirmando sua morte.
Ao retornar ele encontra na caverna um buraco que da para ver Zambo e Austin no campo a baixo e dispara vários tiros para o alto para chamar a atenção deles que ficam felizes em saber que eles estão bem.
Challenger e Summerlee observam um Brontossauro.
É nesse momento que Ed confessa seu amor por Paula e quando Roxton chega os vê se beijando.
Ele fica triste pois também gosta de Paula, e ao se aproximar Malone diz a ele que vai pedir ao Professor Summerlee para casá-los, pois Summerlee que costumava ser um ministro (Designação dada a certas classes de diplomatas e a juizes dos tribunais superiores de alguns paises).

Pouco tempo depois, quando os paleontólogos estão observando um Brontossauro, um Alossauro surge e ataca o Brontossauro que acaba caindo para fora da borda do planalto, ficando presa em um banco de lama na base do planalto.
Logo depois ao anoitecer, um vulcão entra em erupção jorrando lava e queimando a vegetação ao redor e provocando uma debandada em massa entre as feras gigantes do mundo perdido.

Já pela manhã quando tudo esta calmo os exploradores são salvos quando Jocko o macaco de estimação de Paula sobe o planalto carregando uma corda até o buraco da caverna que é usada para erguer uma escada de corda feita por Zambo e Austin. Logo eles começam a descer.

Ed desce por ultimo e ao fazer sua descida, ele é novamente atacado pelo homem-macaco que puxa a escada de corda. O homem-macaco é baleado novamente e finalmente morto por Roxton. Eles finalmente saem do planalto e antes de voltarem à civilização descobrem que o Brontossauro que havia caído para fora do planalto tinha caído na lama perto do rio, o fazendo ficar preso, e mesmo depois da queda ainda estava vivo.
Challenger consegue levar o Brontossauro a Londres, para colocá-lo em exposição como prova de sua historia.
No entanto, quando Challenger esta fazendo uma reunião no Salão do Zoológico para falar da sua descoberta recebe um telefonema de Malone que diz que quando estava sendo descarregado do navio os cabos partiram-se e o Brontossauro acabou escapando. Ele causa grandes estragos e tumulto na cidade até chegar a Tower Bridge, onde o seu peso enorme faz com que um colapso derrube a ponte e ele acaba caindo e nadando para baixo do rio Tamisa.
Challenger é rabugento como criatura, e a vê indo embora.
Enquanto isso Ed descobre que o amor que ele deixou em Londres Gladys, casou-se em sua ausência, e assim acaba permitindo que ele e Paula possam ficar juntos.
Roxton melancólico, mas galante, esconde seu amor por Paula.
Assim Paula e Ed saem juntos enquanto dois transeuntes ao passarem por Roxton o reconhecem e comentam:”este é Sir John Roxton o caçador”.
Nisso Malone e Paula pegam um taxi e vão embora, e na ponte Challenger vê o Brontossauro indo embora sumindo no mar.

Fim




Aventura de Ficção Cientifica.
Data de lançamento 02 de Fevereiro de 1925
Dirigido por Harry Hoyt.
Produzido por Jamie White (executivo) e Earl Hudson (UNC).
Escrito por Sir Artur Conan Doyle.
Roteiro Marion Fairfax.
Estrelado por Bessie Love, Lewis Stone, Wallace Beery, Lloyd Hughes e Alma Edeson.
Cinegrafista Arthur Edeson.
Edição George McGuire.
Distribuído pela  FIRST NATIONAL PICTURES, INC.








Nenhum comentário:

Postar um comentário