quinta-feira, 4 de agosto de 2011

KING KONG (1933)




KING KONG
(A oitava maravilha do mundo)
 

E o profeta disse:”E assim a fera olhou para a face da bela.
E susteve sua mão assassina, e nesse dia em diante a fera permaneceu como morta”.

                                                Velho provérbio Árabe.



 King Kong é um filme de aventura, ficção e fantasia lançado em 1933, foi dirigido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack e escrito por Ruth Rose e James Ashemore Creelman, e contou com efeitos especiais em animação stop-motion feitos por Willis O`Brien e Marcel Delgado que fez as marionetes de Kong e dos Dinossauros.
O filme conta a historia de uma criatura, um gorila gigante que vive em uma Ilha e acaba morrendo ao tentar possuir uma jovem mulher muito bonita.
O filme é estrelado por Fay Wray, Bruce Cabot e Robert Armistrong.

O filme começa quando um homem chamado Weston, um empresário teatral pergunta a um velho marinheiro se o navio ancorado é o barco do filme e o velho diz que é o Venture sim. Os dois homens comentam sobre uma viagem maluca que um maluco organizou chamado Carl Denham (Robert Armistrong), um homem que não tem medo de nada e se quer uma foto de um leão ele vai até o animal e pede para fazer pose. Ele é corajoso e todos na doca falam que o navio esta com uma estranha carga e que nunca viram um navio deste tamanho e a tripulação é três vezes maior do que precisam.
Dentro do navio o capitão Englehorn (Frank Reicher) diz que eles têm que se apressar, pois se a companhia de seguros descobrir que eles levam explosivos os fiscais vão aparecer.
Denham diz que se forem fazer uma coisa legal podem se atrasar por meses.
Eles levam bombas de gás e que uma só pode derrubar um elefante.
O empresário teatral entra na cabine e diz que não encontrou uma garota para trabalhar com Denham, pois a sua reputação de correr riscos não é boa e ainda é muito misterioso, Por isso não pode mandar uma moça bonita em um trabalho sem explicar nada a uma viagem de navio por tempo indeterminado com uma tripulação mal-encarada.

Denham então diz que tem que arrumar uma garota, pois eles têm que partir de manhã sedo antes do amanhecer e que vai fazer o melhor filme do mundo, algo que ninguém nunca viu ou ouviu falar e sai à noite pela cidade a procura de uma moça e chega a parar enfrente a um abrigo de mulheres, mas não encontra o que deseja. Ele para em uma quitanda e acaba presenciando uma moça muito bonita que estava tentando furtar uma maçã ser pega pelo dono que ameaça chamar a policia. Ele então paga a maçã e leva a moça para uma lanchonete pois ela estava com fome e lhe paga uma refeição, e quando ela agradece ele diz para ela não se iludir, pois não a ajudou só por gentileza e pergunta se ela tem família e ela responde que só tem um tio em algum lugar.
Ele logo pergunta se ela já trabalhou como atriz, e ela diz que foi figurante em Long Island. Mas o estúdio fechou.

Ele diz que tem um emprego para ela, mas ela fica desconfiada e ele lhe diz que se trata de dinheiro, aventura e fama e que é a chance da sua vida.
Uma viagem de navio que começa no outro dia às 6 horas da manhã.
Ela continua desconfiada sem entender e diz que precisa do emprego, mas não pode.
Ele então explica para ela não o julgar mau pois só é negócios, Ele se apresenta a ela e ela o reconhece como sendo o homem que faz filmes sobre a selva. Ele diz que ela vai ser a estrela do seu próximo filme e que esta falando serio e que ela não se preocupe que não é nada indecente e que ela só tem que fazer é confiar nele e ser corajosa.

E assim Ann Darrow (Fay Wray) concorda em ser a estrela principal de um filme dirigido por Carl Denham. Eles partem em uma viagem no navio SS Venture para fazerem as filmagens em uma misteriosa Ilha chamada de Ilha da caveira que se encontra em algum ponto do Oceano Indico.
Durante o curso da viagem Ann se apaixona pelo primeiro imediato Jack Driscoll (Bruce Cabot).
Após alguns dias de viagem eles chegam a oeste de Sumatra e em mares desconhecidos e que mesmo conhecendo as Índias Orientais o capitão nunca esteve ali.
Denham diz para irem a sudoeste e o capitão diz que não tem nada por milhares de milhas. Nisso Denham mostra um mapa que indica a ilha que procuram e que não existe em nenhum outro mapa.
Ele explica que o mapa foi feito por um capitão Norueguês, e que este disse que uma canoa repleta de nativos foi arrastada para o mar, e só encontraram um sobrevivente e ele morreu antes de chegar ao porto, mas o capitão conseguiu a descrição da ilha e a posição.
Denham explica que comprou o mapa em Cingapura, há dois anos. E o capitão Norueguês sabia que ele ficaria interessado só não sabe se ele acreditava.
Nisso Denham mostra o desenho da ilha e explica o trajeto e fala de uma muralha que foi construída a muito tempo e que o povo que mora ali regrediu, esqueceu a alta civilização que a construiu e que a muralha se mantém solida há séculos pois os nativos o conservam e o reparam  pois precisam dele pois a algo do outro lado do muro, algo que eles temem.ele pergunta se já ouviram falar de Kong e o capitão diz que já ouviu uma superstição nativa que é um deus, ou um espírito.
Denham fala que não é animal nem homem, mas é algo monstruoso e poderoso ainda vivo e mantém a ilha aterrorizada e que toda lenda tem uma base de fatos reais. Há algo na ilha que nenhum homem branco jamais viu, e se estiver lá vai filmá-lo e é por isso que ele trouxe as caixas de bombas de gás.    

Ao atravessarem uma intensa neblina eles finalmente encontram a misteriosa Ilha.
Ao chegarem a Ilha eles avistam a grande muralha e quando chegam de botes na praia avistam a aldeia e presenciam um ritual, e quando Denham começa a filmar o ritual, o líder da tribo os vê e vai em direção a eles, nisso Denham pede ao capitão do Venture para se comunicar com eles. O líder indígena diz para eles irem embora, pois estão preparando uma moça que será entregue a Kong como sua noiva. E quando ele vê Ann e fica encantado com sua beleza e seus cabelos dourados e diz a sua tribo que vejam a mulher de ouro e pede para que o capitão a entregue para Kong. O lider diz que quer comprá-la em troca de seis mulheres da tribo. E ao dizer não todos se sentem ameaçados pelos indígenas, e partem de volta ao navio.

Quando chega a noite os indígenas aproveitando que o navio esta ancorado perto da praia chegam de canoa e sem que ninguém perceba seqüestram Ann que é levada de volta a Ilha e a preparam como sacrifício ao deus Kong uma enorme criatura que mora no interior da Ilha do outro lado de uma grande muralha.

No Venture Denham observa que esta acontecendo alguma coisa na Ilha, pois tem varias tochas acesas como se estivesse acontecendo algum ritual, e ao procurar Ann no navio Driscoll não a encontra. Um dos marinheiros encontra um colar indígena caído no convés e ao mostrar ao capitão e ao resto da tripulação percebem que ela deve ter sido seqüestrada pelos indígenas, e assim partem para a Ilha.

Ann é levada e amarrada pelos braços num altar no outro lado da muralha, e logo em seguida quando o portão da muralha é fechado os indígenas batem um enorme gongo. surge o gorila gigante Kong que pega Ann e a leva para seu esconderijo em uma caverna na selva.
Nisso Driscol, Denham e um grande grupo de marinheiros chegam à aldeia eles se dividem, e um grupo fica na aldeia e Driscoll e Denham com mais 13 marinheiros partem selva adentro para tentarem salvar Ann.
Começa a amanhecer e ao seguirem a trilha num longo caminho selva adentro são atacados por dinossauros. A primeira criatura que os ataca é um Estegossauro que é derrubado com uma das bombas de gás e logo depois um Brontossauro que os ataca quando estavam atravessando um rio com uma jangada feita com troncos de árvore e acaba matando alguns homens.

Kong após deixar Ann encima de uma árvore vai em direção a uma cova que tem uma ponte feita com um tronco de árvore e quando Driscoll, Denham e os outros estão tentando atravessá-la, Kong a derruba levando os sete últimos membros do grupo à morte no fundo da cova.
Os únicos que sobrevivem são Driscoll que consegue escapar e se esconde em uma pequena caverna, e Denham que também escapa e fica do outro lado da cova, ele volta para a aldeia enquanto Driscoll aproveita que Kong saiu após ouvir os gritos desesperados de Ann.
Em outro ponto da selva Kong acaba lutando com um Tiranossauro Rex para proteger Ann e após matá-lo deslocando o maxilar, leva Ann para sua caverna.

Driscoll aproveita para continuar a procurar Ann seguindo a trilha feita por Kong.
E encontra o Tiranossauro agonizando no caminho e vai em direção a caverna na montanha. Dentro da caverna Kong luta com um elasmossauro e o mata. Ele leva Ann para a parte mais alta da montanha, e ao encontrar Ann, Driscoll aproveita que Kong esta lutando com um Pteranodon e a resgata do esconderijo da caverna no alto da montanha. Nisso Kong ao perceber fica furioso fazendo os dois saírem correndo desesperados através da selva em busca de segurança enquanto Kong os persegue.
Ao chegarem à aldeia sã e salvos os dois são recebidos por Denham e o capitão, e quando Kong se aproxima, os marinheiros fecham o gigantesco portão da muralha com a ajuda dos nativos da aldeia, mas Kong a derruba e destrói toda a aldeia dos indígenas em sua desesperada busca por Ann.  
Nisso depois de destruir a aldeia e matar vários indígenas, Kong é derrubado e adormecido por uma bomba de gás jogada por Denham.
Eles retornam a civilização trazendo Kong que é colocado numa enorme balsa e rebocado pelo navio.
Dias depois quando Kong esta exposto no palco em um grande salão em Nova York,ele se assusta com os flashes das câmeras, fica nervoso, consegue romper as correntes e foge causando muitas mortes destruição e tumulto na cidade.

E depois de procurar desesperadamente e encontra Ann em um edifício a leva pela cidade, e pelo caminho destrói um trem e mata varias pessoas. Logo em seguida ele sobe no Empire State Building a levando em sua mão.
No alto do edifício ele entra em batalha contra um esquadrão de aviões militares que atiram nele de todas as direções, nisso ele vendo o perigo solta Ann para ela se proteger e apesar de derrubar um dos aviões ele acaba ficando gravemente ferido e acaba caindo para a morte.
Ann é encontrada e salva por Driscoll, e na rua lá embaixo nos pés do edifício Denham passa pela multidão em direção ao corpo de Kong que esta rodeado por milhares de pessoas e ao chegar perto de Kong um tenente da policia lhe diz:”bem Denham, os aviões o pegaram”.
E o filme termina com a resposta de Denham,”não, não foram os aviões, foi a bela que matou a fera”. 







Aventura, ficção e fantasia

Distribuíção RKO Radio Picture
Dirigido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack
Produzido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack e David O. Selznick
Roteiro de James Ashmore Creelman e Ruth Rose
Historia de Merian C. Cooper e Edgar Wallace
Musica de Max Steiner
Lançado em 02 de março de 1933
Pais: Estados Unidos
Tempo de duração: 105 minutos
Estrelando: Fay Wray, Bruce Cabot e Robert Armistrong


Nenhum comentário:

Postar um comentário