quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MARCEL DELGADO - O Homem que Fazia Monstros


Marcel Delgado (16 de janeiro de 1901 Coahuila, México – 26 de novembro de 1976 Los Angeles, Califórnia), foi um escultor e fabricante de miniaturas e modelos.
Sua técnica revolucionou a animação em stop-motion na industria cinematográfica.
É mais conhecido pelo seu trabalho e colaboração no mais famoso e inovador filme de ficção e fantasia, King Kong de 1933.

Antes de Delgado, parte dos modelos de movimento eram normalmente feitos de barro que era difícil de fazer a adaptação entre os disparos fotográficos. Delgado construiu um esqueleto para seus modelos. Estes esqueletos eram feitos de alumínio dural para ter leveza, e que foi então coberto com espuma de borracha ou pano de algodão e coberto com látex para servir como pele deixando seus modelos mais naturais e com um visual mais realista e tornando mais fácil lidar e mover com eles.
As vezes ele também incorporou uma bexiga inflável que ajudava a simular respiração.

Marcel Delgado nasceu em uma pequena aldeia chamada La Parrita que era perto da fronteira próximo a Laredo, Texas, seus pais eram Francisco Sevalles e Francisca Medina Delgado. Ele também tinha duas irmãs mais velhas e mais cinco irmãos.
Marcel começou a esculpir aos 5 ou 6 anos após assistir por horas em vários dias um homem que esculpia estatuas de santos para vende-las. Ele se inspirou no que viu e ia a um rio para fazer figuras de argila e pequenos modelos. Isso foi logo na virada do século e ninguém foi a escola, ele sempre fez seus próprios brinquedos com latas, carretéis e qualquer coisa disponível.
A família Delgado se mudou para a cidade de Saticoy, Califórnia nos Estados Unidos em 1910 quando ele tinha 9 anos de idade fugindo da revolução Mexicana, e como sua família era muito pobre ele trabalhou a maior parte do tempo na colheita de frutos e campos de  feijão. Começou a ir a escola quando tinha 10 anos, mas durante a estação de nozes acabou deixando a escola para trás.
Quando voltou para a escola os outros estavam muito adiantados, mas mesmo assim estava muito ansioso para aprender, mas teve que parar quando tinha quatorze anos porque seu pai morreu, e teve que trabalhar para ajudar a família.
Ele nunca passou da sétima serie, não falava inglês até 1917. O preconceito contra os Mexicanos foi muito ruim, então ele teve que lutar todos os dias.
Em 1921 ele se mudou com sua família para Los Angeles e dividiu seu tempo trabalhando como balconista em um supermercado durante o dia, e tendo aulas de arte no Instituto de Artes da Otis a noite onde também teve um emprego em tempo parcial como monitor para pagar suas aulas.

Foi nesse tempo enquanto trabalhava no Instituto que ele conheceu Willis O`Brien que trabalhava fazendo efeitos especiais para os filmes de Hollywood.
O`Brien era um especialista na construção e desenvolvimento de criaturas em miniatura e também em animação stop-motion.
O`Brien presumivelmente tinha ido para ao instituto para estudos e provavelmente para encontrar um ajudante.
E ficou impressionado com o trabalho de Delgado, e uma noite ele perguntou: “você não gostaria de trabalhar em filmes?”, e tentou leva-lo para trabalhar com ele em varias ocasiões e oferecendo quatro vezes mais do que o salário que Delgado estava ganhando no momento.
Mas Delgado sempre dava a mesma resposta: “Eu não quero trabalhar no cinema, eu quero ser um artista”.
Quando O`Brien estava preste a enfrentar o maior desafio de sua carreira com o filme O Mundo Perdido, ele resolveu fazer uma ultima tentativa para conseguir a ajuda e os serviços do jovem escultor Mexicano. O`Brien o convidou para passar um dia no First National Studio onde ele estava trabalhando. Ele andou em todos os lugares com Delgado lhe mostrando tudo e logo depois o levou a uma oficina onde ele fazia o trabalho de todas as miniaturas. E quando Delgado viu aquilo tudo e ficou impressionado, e O`Brien lhe disse “Bem vindo ao seu estúdio, gostou é todo seu”, e Delgado espantado perguntou: “meu estúdio?”, e O`Brien disse:”É seu se você quiser!”. E finalmente o sonho se tornou realidade, e Delgado aceitou trabalhar com O`Brien apenas para ser capaz de trabalhar naquele lugar. O sonho de um menino, ele só tinha 21 anos de idade.
Anos depois Delgado disse que a área de trabalho era um lugar limpo, grande e organizado com câmeras, luzes e todos os tipos de materiais. Era o sonho de qualquer artista.
Para se inspirar mais ainda Delgado foi atrás das pinturas de Charles R. Knight, o pai da moderna restauração paleontológica que trabalhou para o Museu Americano de Historia Natural. E em virtude dessa relação com os paleontólogos do seu tempo as pinturas de Knight eram tão precisas como a ciência poderia faze-los no momento, e isso funcionou e foi o caminho para desenvolver os dinossauros de O Mundo Perdido.
Os modelos feitos por Delgado foram de 49 ou 50 no total e foram exatas representações tridimensionais das pinturas de Knight, e herdou sua precisão.
Os dinossauros de O Mundo Perdido permanecem até hoje como os mais precisos já vistos em um filme baseados no que a ciência sabia na época.
Depois de O Mundo Perdido, Delgado ficou trabalhando no departamento de adereços da First National Pictures, acerca de dois anos, até que foi comprada pela Warner Brothers e acabou sendo despedido.
Ele então foi para a Fox e lá continuou a construir miniaturas e adereços e fez trabalhos para vários estúdios até que um dia por volta de 1930, O`Brien o chamou mais uma vez para fazer dinossauros para um filme da RKO chamado Creation. Ele trabalhou por um tempo, mas o projeto foi arquivado depois de quase um ano de trabalho. Algumas cenas foram filmadas, mas ele nunca leu o roteiro e nunca soube do que se tratava. Então eles mudaram e agora seria para ele trabalhar em um filme de ficção cientifica que se tornaria um clássico de todos os tempos, King Kong.

Marcel Delgado disse que Merian C. Cooper queria que O`Brien usasse um macaco de verdade e depois fizesse que ele parecesse que tinha quarenta metros de altura, mas O`Brien preferiu fazerem animação e pediu a Delgado que fizesse um Kong que fosse quase humano. E fizeram vários testes varias vezes para conseguir o que Cooper queria.
Em Kong foi usado vários animais que tinham sido feitos para Creation, como o Tiranossauro, o Brontossauro, o Triceratops e o Arcinoitherium.
Também foram feitos seis Kongs e os esqueletos foram feitos de alumínio dural e cobertos com pele de coelho.
Delgado disse que nunca ficou satisfeito com isso, pois as impressões dos animadores apareciam, pois toda vez que moviam Kong para animá-lo o pelo se movia, e é por isso que no filme o pelo de Kong se meche tanto. Mas em compensação fez músculos que reagiam e por isso seus animais pareciam vivos.

Depois com o sucesso de King Kong Delgado ficou com O`Brien trabalhando em sua seqüência, Filho de Kong também de 1933. Delgado disse que foram usadas três armaduras de King Kong para o filho de Kong e usaram também o brontossauro e uma mão grande que foi usada em Kong, já o réptil gigante que aparece entrando no templo e luta com o pequeno Kong foi inventado e feito para esse filme, pois O`Brien lhe disse para apenas criar algo novo que ninguém tivesse visto antes, e o monstro marinho foi a mesma coisa.   
Depois disso ele ficou na RKO e trabalhou em outros filmes como os últimos Dias de Pompéia de 1935, no qual ele fez alguns peixes mas por algum motivo nunca foram usados, e em Cidadão Kane de 1941.
Delgado e O`Brien trabalharam juntos por muitos anos e logo se tornaram uma das mais respeitadas equipes de efeitos especiais em Hollywood.
Em 1939 ele foi trabalhar na MGM (Metro-Goldwyn-Mayer) com O`Brien em War Eagles que Cooper esta indo fazer.
Ele fez um spearman montando uma águia gigante e atirando uma lança em um Tiranossauro. Ele nunca soube porque o filme não foi terminado, pois eles gastaram muito tempo e dinheiro com isso.
A sua mais famosa e inovadora colaboração com King Kong fez com que ele refinasse suas técnicas em 1949 com Might Joe Young, que ganhou um Oscar de melhores efeitos especiais (concedidos a O`Brien).
Mighty Joe foi seu melhor macaco e tinha entre 45 a 46 centímetros de altura e a pele foi feita de bezero pois ele pediu que não fosse de cerdas como o pelo de coelho de Kong. O que é visto no cabo de guerra era 4 centímetros menor e Delgado queria muito levá-lo de lembrança mas alguém o roubou.
Ele também fez algumas pessoas em miniatura e dois cavalos também em miniatura que foram usados na cena em que os cowboys tentam laçar Joe, e na cena também tinham cavalos de verdade na maio parte, mais tinha que ter dois em miniatura para jogar as cordas em Joe no primeiro plano. Delgado disse que os cavalos eram lindos e não dava para dizer no filme que eles eram miniaturas, e que também fez as roupas muito detalhadas para os cowboys.
Ele também disse que um dia estava assistindo a Joe na TV, e essa foi a primeira vês que ele pensou que um dos seus animais parecia vivo. E que Joe também era melhor que King Kong e que teria feito Kong diferente se ele pudesse ter projetado a armadura.

Delgado também fez trabalhos em miniatura para os filmes Guerra dos Mundos (1953), 20,000 Léguas Submarinas da Disney (1954) também fez a fantasia do cachorro do filme da Disney The Shaggy Dog (1959), trabalhou na Adventureland na Disneylândia, fez os balões e dirigíveis para o filme Máster of the World (1961) e tambem fez os monstros para Jack the Giant Killer (1962), mas fizeram algumas mudanças neles então pediu para que seu nome fosse retirado dos créditos. Delgado disse: “Obie jamais me pediu ou fez alguma mudança de qualquer tipo, e ele era o mestre!”.

Ele fez também dinossauros para o filme Dinosaurus! (1960), De Jack Harris um produtor barato que lhe pediu um Tiranossauro e um Brontossauro

Fez todos os homens na escada, também os edifícios e árvores de It`s a Mad, Mad, Mad World (1963).
Com 65 anos Delgado se aposentou e teve mais reconhecimento do que no tempo quando estava trabalhando e fez vários discursos para fãs em varias convenções.
Delgado disse que vários fãs estavam tentando pedir as pessoas de Hollywood para colocar seu nome na calçada da fama na Hollywood Boulevard.
Ele nunca perdeu qualquer momento e trabalhou em vários estúdios por 43 anos e se aposentou em 1966.

Morreu em 26 de novembro de 1976 em Los Angeles, Califórnia.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário