quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MIGHTY JOE YOUNG


Mighty Joe Young é um filme de 1949 lançado pela RKO Radio Pictures, e feito pela mesma equipe que fez King Kong (1933).
Foi escrito por Merian C. Cooper e Ruth Rose (roteiro), e dirigido por Ernest B. Schoedsack.
Em termos mais simples, essa é a fabula sobre uma menina e seu gorila de estimação e como toda fabula tem uma moral em algum ponto.
O filme conta a historia de uma jovem chamada Jill Young interpretada por Terry Moore que vive com o seu pai em uma fazenda na África, eles tem um gorila gigante de 3 metros de altura chamado Joe que acaba sendo descoberto por um proprietário de uma boate louco por dinheiro chamado Max O´Hara (Robert Armstrong) e que acaba levando o gorila gigante para Hollywood. O filme é co-estrelado por Ben Johnson como Gregg em seu primeiro papel importante no cinema. O filme teve efeitos especiais de Willis O`Brien.


Willis O`Brien não foi o único a usar a técnica em stop-motion, mas foi o mais famoso em usar essa técnica em filmes, ele foi o responsável pela criação e animação de King Kong e foi o supervisor de efeitos especiais em Mighty Joe Young, embora segundo alguns relatos a maioria da animação foi feita por seu sucessor Ray Harryhausen.



É o único filme em que Willis O`Brien e Harryhausen colaboraram juntos com o trabalho de efeitos especiais.
Pode se dizer que este filme representa uma mudança de guarda da primeira metade do século 20, pois enquanto O`Brien  continuava a trabalhar na área de efeitos especiais em toda década de 1950 ele começou a ficar ofuscado por Harryhausen que começou a usar uma técnica mais aprimorada no stop-motion superando seu mestre.
Os modelos de Mighty Joe Young foram feitos pelo mesmo construtor de King Kong, Marcel Delgado que seguiu o desenho feito pelo próprio Harryhausen. E as animações são muito mais sofisticadas do que em King Kong, como gestos mais sutis e ate mesmo alguns elementos cômicos.

Como a cena de perseguição em que Joe esta andando na traseira de um caminhão em alta velocidade e ele cospe em seus perseguidores.
E apesar do filme ter maior sofisticação técnica, apresenta alguns problemas sérios de escala assim como em King Kong.
Ray Harryhausen atribuiu esses problemas ao produtor Merian C.Cooper, que insistiu que Joe parecesse maior em algumas cenas para o efeito dramático.
Pode se dizer também que Joe é a ultima parcela no que se poderia ser chamado vagamente de trilogia do macaco da RKO, pois os três filmes sobre gorilas foram dirigidos por Ernest B. Schoedsack e produzidos por Merian C. Cooper.

Mighty Joe Young não foi muito bem nas bilheterias, mas se tornou um pequeno clássico. Artistas de efeitos especiais consideram muito bem elaboradas as sequencias em animação stop-motion do resgate no orfanato e a consideram uma das melhores sequencias em stop-motion da historia do cinema.



O filme ganhou o Oscar de melhores efeitos especiais visuais.

Em 1998 foi feito um remake com Charlize Theron no papel de Jill Young e Bill Paxton como Gregg. Já Joe em vez de ter sido feito por uma marionete para animação stop-motion foi feito por animação de computação gráfica (CGI).




Nenhum comentário:

Postar um comentário