quinta-feira, 11 de agosto de 2011

WILLIS O´BRIEN E CREATION


O projeto de Willis O`Brien que não foi produzido e que é mais associado com King Kong é um projeto chamado de Creation.

Creation foi um protótipo para King Kong. Nunca foi terminado como um filme completo, mas tinha muitas das idéias que acabaram ganhando vida em King Kong.
Creation era um projeto novo na RKO que seria a coisa mais ambiciosa que O`Brien havia feito.
O`Brien estava trabalhando em um abrigo no canto dos estúdios da RKO em seu projeto privado. E estava gastando muito do dinheiro do estúdio.
Creation provavelmente teria custado mais de um milhão de dólares. Teria sido o filme mais caro da RKO. Mas com a depressão ficando pior e pior a cada dia descobriram que não haveria jeito de vender ingressos por 10 centavos para ter lucro em um filme de um milhão. RKO tinha investido mais de cem mil dólares o que naquela época era muito dinheiro. Um grande filme em 1933 custava dois mil dólares. E cem mil dólares foram gastos filmando alguns minutos de Creation. RKO estava à beira da falência e David O.Selznick o chefe do estúdio trouxe Merian C. Cooper como produtor executivo para, basicamente, olhar de perto os filmes que a RKO estava produzindo.
Cooper veio até Hollywood e disse a Selznick diretamente: “virei ajuda-lo, mas quero fazer o meu filme do gorila”.
Existe um memorando famoso que onde ele, após assistir Creation basicamente disse que odiou a historia. Ele odiou as filmagens que tinham de Creation. Mas ele teve uma idéia, como uma luz. E ficou claro para Merian C. Cooper que finalmente Willis O`Brien havia fornecido a eficiência técnica para produzir o que, até então era só uma idéia.
E decidiram... O que deve ter sido um golpe para Willis O`Brien decidiram cancelar a produção.
Preocupado em não perder os anos de trabalho gastos em Creation, Obie criou designs para convencer Cooper de que animação em stop-motion poderia fazer o seu macaco gigante aparecer do tamanho que quisesse. O que ele não sabia é que Cooper já tinha planos de usar a equipe, as técnicas e as miniaturas de O`Brien para ajudar a levar sua historia então chamada The Beast, às telas.
E existe um documento bem interessante que sobreviveu que é o contrato de Willis O`Brien, é o período onde ele larga Creation e assina o contrato de King Kong. The Beast misturou-se com Creation e tornou-se King Kong.
Muitas cenas de Creation e desenhos da produção acabaram transpondo-se para King Kong.
Creation teve um papel bem dinâmico em King Kong, pois todos os elementos da Ilha da Caveira foram criados para Creation. A cena do tronco em King Kong foi na verdade criada para Creation. Existem desenhos conceituais de Creation que mostram uma criatura chamada Arsinoitherium derrubando pessoas de um tronco em uma fenda. E  existe também uma foto do Arsinoitherium e do tronco com marinheiros no tronco. Há também o pterodátilo levando a garota. Eles aviam construído um numero considerável de criaturas de dinossauros para Creation. E eles são os dinossauros que aparecem em King Kong.
Então o Tiranossauro foi na verdade, construído para Creation, assim como o Estegossauro e o Pterodátilo e quase todos os habitantes da Ilha da Caveira exceto o próprio King Kong.
E infelizmente tudo o que sobreviveu são só quatro minutos de filme, uma síntese da historia e algumas imagens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário