segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O FILHO DE KONG (1933)




A historia começa Um mês após o final dramático do filme King Kong, e continua as aventuras de Carl Denham (interpretado novamente por Robert Armstrong), que esta envolvido agora em muitos processos devido a seqüencia de mortes e destruição provocada por Kong. Todas as pessoas que Kong matou e feriu todos os proprietários lhe exigem indenizações, e os donos do teatro e os que investiram em publicidade.

Denham se lamenta pelo dano que fez e se sente arrependido por Kong ter morrido, pois devia tê-lo deixado em sua ilha.
Ele se encontra com o Capitão Englehorn o Capitão do “Venture”, que lhe diz que podem ir para a prisão por 10 anos, pois também esta metido nisso. E que o navio ainda é dele e ainda não o embargaram, por isso devem partir.  
Ele deixam Nova York com uma pequena tripulação na tentativa de ganharem a vida levando cargas ao sudeste asiático. Pois há centenas de portos pequenos onde os barcos grandes.

Seus esforços para fazer dinheiro através de transporte marítimo ao redor do oriente é muito bem sucedido, assim passam por Colombo, Singapora e outros. Mas ao chegarem no porto de Dakang a procura de algum carregamento eles aproveitam e assistem uma apresentação de um famoso Show Internacional de Petersen, com macacos músicos, focas e uma bela jovem cantora chamada Helene (Helen Mack).

Após o show o pai de Helene se encontra com um homem e os dois começam a beber, nisso ele se desentendem e o homem derruba o pai de Helene que desmaia e acaba derrubando um lampião causando um incêndio. O homem foge Helena que estava dormindo acorda e retira seu pai que infelizmente morre em seus braços.
No outro dia ela encontra o Homem e o acusa se ter matado seu pai pois ele levou um golpe na cabeça e não se queimou. 

Nisso Denham e o Capitão encontram em um bar, Nils Helstrom (John Marston) o antigo Capitão Norueguês que vendeu a Denham o mapa para a Ilha da Caveira, ele pede para eles o levarem, pois perdeu o seu barco quando bateu em um recife e pede para leva-lo para algum porto fora da Holanda, mas o Capitão diz que não pode pois teriam que voltar para sair da jurisdição Holandesa e não podem atravessar o indico com um passageiro.
Nisso ele pergunta a Denham se quando ele levou Kong da ilha se ele também levou o tesouro, se o encontrou. Denham diz que nunca ouviu falar dele. Então ele lhes diz que existe um tesouro na ilha deixado pelos indígenas que construíram a grande muralha.  eles acreditam nele e concordam em retornar a ilha. Na verdade Helstrom esta mentindo só para assim eles o levarem para outra jurisdição, pois ele causou a morte do pai de Helene.
Denham fica preocupado com Helene e vai ver como ela esta antes de partir e ela pede para ir com ele, mas ele diz que não pois será uma viagem longa e não passaram em nenhum porto onde possam deixá-la. Ele lhe da um dinheiro para que ela compre uma passagem para onde quiser.

Pouco tempo depois quando eles partem para a Ilha da Caveira o Capitão Helstron começa a cochichar com a tripulação sobre os 12 marinheiros que morreram na ultima viagem à ilha e que se ele fosse o capitão não deixaria a tripulação exposta ao perigo. Helene é encontrada a bordo do Venture como clandestina.
Ela se assusta ao ver Helstrom, mas não diz nada, e ele também reage com surpresa e desconfiança.
Quando o Venture chega proximo a Ilha da Caveira Denham o Capitão e Helene são presos pela tripulação que fazem um motim liderados por Helstrom.
Helene diz que Helstrom matou o seu pai e nisso ela é colocada com Denham, Charlie o cozinheiro (que também participou da capitura de Kong) e o Capitão em um bote sauva-vidas.
Helstrom acaba sendo jogado fora do navio quando começa a dar ordens achando que seria o novo capitão e é socorrido por Denham e os outros.que logo se dirigem para a ilha.
Ao chegarem a praia uma lança é jogada perto deles e logo são recebidos pelo indígenas e o chefe diz que sua aldeia foi destruída e que sua gente foi morta por culpa deles que levaram Kong. O capitão diz ao chefe que não os ataque, pois eles venceram Kong e que eles ainda são grandes guerreiros.  Denham diz para saírem dali e encontrarem outro lugar para desembarcarem.
Eles partem com o bote para o outro lado da ilha e encontram uma passagem dentro de uma caverna. os outros ficam no bote enquanto Denham e Helene  exploram o local atrás de uma saída e encontram o descontraído e albino Kiko ( Kiko é um nome usado na produção, mas nunca é falado no filme, ele é referido apenas como pequeno Kong e por Denham como Baby) o filho de Kong que é retratado como consideradamente menor do que King Kong, mas mesmo assim é o dobro do tamanho de um homem.
Ele esta atolado na areia movediça e não consegue sair. Denham e Helene resolvem ajuda-lo,. Denham empurra um tronco perto de Kiko que consegue sair e vai embora.
Os outro logo em seguida chegam e Denham diz ao capitão que acredite ou não, mas há um pequeno Kong, e que ele deve medir uns 3,5 metros de altura.
E em vez de resolver, arranjou um problema, pois sentiu que devia isso a sua família.
E o capitão diz que Denham realmente esta sentindo remorso pelo que fez a King Kong. E lhe pede para que em nenhuma circunstância mencione o pequeno Kong a Helstrom.
Logo em seguida eles encontram um templo e denham deduz que talvez o tesouro esteja escondido ali, mas esta bloqueado com um grande portão de pedra.
O capitão Englehorn, o cozinheiro Charlie e Helstrom ao procurarem frutas são atacados por um Estiracossauro que os perseguem e os fazem ficarem presos em uma pequena caverna.
Num outro ponto Denham e Helene são atacados por um Urso gigante que os faz ficarem sem saída em frente ao templo, nisso o pequeno Kong escuta os gritos de Helene e vem para ajuda-los e trava uma luta com o grande Urso negro (nessa cena podemos ver a total criatividade e talento de Willis O`Brien no desenvolvimento da ação na animação stop-motion), que acaba sendo posto para correr após levar varias pancadas com um tronco de árvore pelo pequeno Kong que acaba ficando com uma farpa presa no dedo.
Denham diz que o pequeno Kong é um grande lutador igual ao seu pai. Helene vê que ele esta ferido e acha que ele estava os ajudando como agradecimento, mas Denham não acredita.
Eles resolvem tirar a farpa do seu dedo e fazem um curativo. Denham começa a falar ao pequeno Kong que foi ele que jogou as bombas de gás e levou King Kong para Nova York acorrentado, e que se lamenta por ter feito isso.
Helene fica querendo comer alguns cocos, e ao ver que Denham não consegue pegar, o pequeno Kong vai em direção ao coqueiro e o balança fazendo cair vários cocos.
Os dois fazem uma fogueira numa parte alta da montanha acima do templo, enquanto são vigiados pelo pequeno Kong que se escondeu atrás do morro perto de onde eles estão.
Ao amanhecer o capitão Englehorn e os outros saem da caverna, pois o Estiracossauro foi embora. Eles então saem à procura de Denham e Helene que nesse momento estão tentando abrir a grande porta de pedra do templo e acabam tendo uma ajuda do pequeno Kong que derruba o portão e abrindo uma passagem que os levam ao tesouro da ilha que apesar de Helstrom ter mentido e inventado toda a historia, o tesouro é realmente encontrado. De repente um dinossauro de pescoço longo entra no templo e os ataca, mas acaba sendo morto pelo pequeno Kong.
O capitão chega com os outros e Helstrom desesperado diz a Denham que perderam as duas armas e que não podem ficar ali e que devem voltar ao bote. Denham lhe diz que encontrou o tesouro, e Helstrom diz que não havia nenhum tesouro pois disse aquilo para poder sair de Dakang, pois não existe nenhum tesouro, e que eles devem sair dali.
De repente o pequeno Kong sai do templo ao vê-lo Helstrom se assusta e sai correndo de volta para a caverna aonde esta o bote. Os outros vão atrás dele enquanto Denham volta para pegar o resto do tesouro.
Ao chegar no bote Helstrom acaba sendo pego e comido por um Elasmossauro que sai de dentro da água. E logo em seguida quando os outros chegam começa um terremoto que faz a passagem toda desabar.
Em outro ponto da ilha os indígenas se desesperam e alguns acabam caindo em fendas que se abrem no chão. Tudo começa a desmoronar e uma grande tempestade se forma com muita chuva e vento forte. O templo começa a desmoronar e Denham e o pequeno Kong ficam presos. Os outros conseguem sair com o bote de dentro da caverna e a ilha começa a afundar.
Dentro do templo começa a entrar água e o pequeno Kong ajuda Denham a subir a parede e sair por um buraco no auto do templo. Ao saírem eles ficam sem saída pois toda a ilha esta submersa e só aonde eles estão é que ainda esta fora da água mas afundando lentamente.
No bote Helene consegue vê-los e vão em direção a eles, o pequeno Kong continua ajudando Denham o levando para a parte mais alta quando de repente o chão se abre fazendo que o pequeno Kong fique com o pé esquerdo preso. Denham tenta ajuda-lo mas não consegue. Tudo começa a afundar e na tentativa de salvar Denham o pequeno Kong o pega e o levanta a cima de sua cabeça.
O bote chega e conseguem salvar Denham que estava sendo segurado só pela metade do  braço do pequeno Kong que estava para fora da água e ao se afastarem o braço afunda de vez.
Eles ficam a deriva a noite toda e ao amanhecer são resgatados por um navio. Mais tarde Helene vai atrás de Denham e lhe pergunta se ele esta bem e no que esta pensando, e ele fala  que esta pensando no pobre pequeno Kong.
Nisso ele pergunta se ela acha que o pequeno Kong sabia que estava salvando a vida dele. Ela diz que sim e aproveita para perguntar se quando regressarem, se ele se despedira dela e ele diz que sim mas que ela não se preocupe pois repartira o tesouro em quatro partes.
Então Helene pergunta se não poderiam dividi-lo em três partes, um terço para o capitão, um terço para Charlie e um terço para ela e ele juntos pois ela quer ficar com ele. Ela pergunta se isso é bom, e ele diz que esta bem e se abraçam.

Fim     




Dirigido e produzido por Ernest B. Schoedsack  
Produtor executivo Merian C. Cooper
Escrito por Ruth Rose
Musica de Max Steiner      
Edição Ted Cheesman
Distribuído por RKO Radio Pictures
Lançamento 22 de dezembro de 1933
Tempo de duração 69 minutos
Pais Estados Unidos
Idioma Inglês


Estrelando

Robert Armstrong como Carl Denham
Helen Mack como Hilda (nome dado apenas nos creditos de abertura pois ela é conhecida como Helena no filme)
Frank Reicher como capitão Englehorn
John Marston como Nils Helstrom
Victor Wong como Charlie
Edward Brady como Red
Noble Johnson como chefe nativo (não creditado)
Steve Clemente como Witch Doctor (não creditado)
Clarence Wilson como o pai de Hilda (não creditado)
Kathrin Clare Ward como a Sra. Hudson (não creditado)


Criaturas

Kiko (ele é conhecido por esse nome apenas por fãs) filho albino de Kong, que tem metade do tamanho dele e é muito mais amigável.
Acaba se afogando quando a Ilha da Caveira é destruída por um terremoto e afunda, mas consegue salva Denham primeiro.

Estiracossauro persegue o Capitão Englehorn, Charlie e Helstrom na selva ate uma caverna e destrói uma arma.

Urso da Caverna persegue Denham e Helene antes de serem salvos por Kiko.

Dino dragão estranha criatura reptiliana que se assemelha a um grande protorossauro, ataca Denham, Helene e Kiko logo depois de encontrarem o tesouro no templo. Acaba sendo morto por Kiko.

Elasmossauro devora Helstrom quando ele tenta escapar usando o bote.

Curiosidades

O filme foi produzido e lançado ainda em 1933, para aproveitar o sucesso de King Kong. Um fato interessante é que em 1933, quando foi lançado o filme, gorilas albinos eram desconhecidos no mundo, e só em 1966 que foi descoberto e capturado, na Guiné Equatorial o primeiro e único gorila albino do mundo já com 3 ou 4 anos de idade e recebeu o nome de Floquet de Neu / Floquinho de Neve, que viveu até 2003 no Zoologico de Barcelona.









Nenhum comentário:

Postar um comentário