quarta-feira, 20 de junho de 2012

CHARLES H. SCHNEER



Foi um produtor de cinema que ficou mais conhecido por ter trabalhado com o pioneiro dos efeitos especiais Ray Harryhausen.
Ele nasceu em Norfolk Virginia em 05 de Maio de 1920, era filho de um Joalheiro, sua família se mudou para Mount Vernon estado de Nova York na década de 1930, onde conheceu sua esposa Shirley Sussman em um baile do colégio.
Após se graduar na Universidade de Columbia em 1940 serviu no Exercito dos Estados Unidos na Unidade de Sinal Fotográfico trabalhando em filmes de treinamento.
Logo após a Guerra ele se mudou para Hollywood, e trabalhou em um curto período de tempo na Universal pictures antes de se juntar com a Columbia Pictures.
Tempos depois de entrar para a Columbia Pictures ele foi apresentado a Ray Harryhausen por um amigo em comum dos seus tempos de Exercito.

Charles contou a Ray que tinha uma historia de um polvo gigante que atacava São Francisco, e queria que ele fizesse os efeitos especiais para esse filme, mas Ray não tinha certeza se valeria a pena trabalhar em mais uma produção de um filme de monstro.
Tempos depois Ray foi convencido por Charles e cedeu quando pensou que seria um desafio bem interessante destruir a Ponte Golden Gate mesmo que fosse só em miniatura. E concordou em fazer todos os efeitos especiais e a animação. Essa decisão foi decisiva na sua carreira.
Assim começou uma grande parceria e a partir daquele momento Charles ficou convencido do talento de Ray e se tornou seu mais fiel apoiador e seu produtor regular.
A relação entre Ray e Charles durou mais de 25 anos e mais de 12 filmes de fantasia.
Juntos eles fizeram O Monstro do Mar Revolto em 1955.
No ano seguinte os dois fizeram o filme Terra contra os Discos Voadores e em 1957 fizeram 20 Milhões de Milhas da Terra, produzido pela nova Produtora de Schneer a Morningside Productions.



Graças a Charles, Ray teve todas as oportunidades para desenvolver seus projetos em todos os componentes artísticos como por exemplo a produção baseada nos seus desenhos de Simbad e a Princesa que acabou sendo seu primeiro grande sucesso.
Charles ofereceu a Ray toda a liberdade para criar e lhe deu total segurança para sua capacidade de obter financiamento para a realização de suas obras, pois sem ele teria sido difícil para Ray obter os apoios necessários pois os filmes eram contra os gostos atuais da época.
Assim produziu filmes que hoje são vistos como Clássicos, e esses filmes são Simbad e a Princesa (1958), As Viagens de Gulliver (1960), Jasão e os Argonautas (1963), O Vale do Gwangi (1969), A Nova Viagem de Simbad (1974), Simbad Contra o Olho do Tigre (1977) e Furia de Titãs (1981) seu ultimo filme com Harryhausen.

Schneer tambem produziu Hellcats of the Navy em 1957 o único filme estrelado por Ronald Reagan que interpretou o capitão de um submarino e Nancy Davis (Nancy Reagan) como uma enfermeira. Único filme que o casal atuou junto.
E a versão cinematografica do musical Half a Sixpence em1967, estrelado por Tommy Steele.


Charles H. Schneer era um homem desconhecido para o publico em geral, mas o publico não pode ficar sem saber que sem ele muitos filmes de Ray Harryhausen que marcaram para sempre a historia do cinema não existiriam.
Charles morreu em Boca Raton, Florida, no dia 21 de Janeiro de 2009 aos 88 anos de idade.



Charles H. Schneer e Ray Harryhausen
 
 
Charles e Ray nas filmagens de A Nova Viagem de Simbad (1973)
 

Ray e Charles nos bastidores de Simbad contra o Olho do Tigre (1977)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário