domingo, 3 de junho de 2012

A INVASÃO DOS DISCOS VOADORES


TERRA vs OS DISCOS VOADORES  Earth vs. The Flying Saucers

Columbia Pictures. Preto e branco. 83 minutos.
Lançado em 01 de Julho de 1956

É um filme de ficção cientifica baseado no romance de Donald E. Keyhoe com o titulo de Flying Saucers From Outer Space.
Charles Schneer guardava recortes de jornais que tinham matérias sobre discos voadores. Isso foi o que influenciou no projeto seguinte, um filme com discos voadores.
O visual dos discos foi baseado no que as pessoas costumavam ver, uma forma padrão de discos voadores em forma discóide.
Ray fez a animação com um movimento lento na rotação dos discos, para que as pessoas pudessem ver o movimento.
Foram feitos sete discos de vários tamanhos, todos feitos em alumínio pelo pai de Ray, que depois foram passados por um processo de anodização dando um acabamento mate para que não refletissem luz.
Ray não gostou muito do resultado, pois não gostou das roupas de látex dos extraterrestres no filme apesar de terem sido feitas com base nos seus próprios desenhos e classificou o filme entre os outros que fez com o ultimo lugar.
Em vez de desenhar os storyboards, Ray foi a Washington tirou varias fotos e depois usou as fotografias dos locais aonde teria a ação e fez desenhos sobre elas e montando como storyboards.
Depois enviou um cinegrafista para filmar as locações se baseando no seu storyboard de fotos.
Esse trabalho foi um desafio para Ray, pois nunca tinha animado maquinas como naves espaciais. Ele acabou fazendo coisas que normalmente não poderia e tomou isso como um desafio.

O incrível do trabalho de Ray foi o seu atrevimento, pois os ângulos, as idéias e os vôos dos discos eram geniais. Ele não tinha receio em mostrar os discos no filme.

Ray foi o responsável pelos efeitos especiais do filme e alem de animar os discos voadores ele também animou os escombros caindo quando os discos derrubavam os edifícios, fazendo a ação das cenas parecerem mais realistas. Se não destruísse nada o filme não funcionaria. Foi ai que teve a idéia de fazer a cena do disco se chocando na cúpula do Capitólio e a destruição do monumento a Washington.
Era para ter sido rodado com a câmera em alta velocidade para depois parecer que esta em slow motion.
O processo era Fazer o Calculo de escala vezes velocidade, pois tinham que filmar a maquete em high speed de rotação do filme e assim gravando mais frames, depois tocando em velocidade normal, ou seja gravando 120 quadros e tocando 24 quadros. se filmassem  uma pedra que é de isopor e tocassem em 24 quadros ela ficaria ridícula, ela ia cair e parecer um isopor normal, mas se gravassem em 60 quadros e tocassem a 24 quadros ela ganharia um peso absurdo e em maquete era a mesma coisa.
Assim criando a ilusão que os objetos leves têm o mesmo peso que os grandes ao caírem. Mas não havia orçamento para essas câmeras. Então Ray teve que animar toda a cena de destruição guadro a guadro. Quando um disco colide contra o Monumento a Washimgton cada pedaço de tijolo que cai tinha que ficar em um fio diferente enquanto o disco atravessava ele e o cortando em dois.

Vendo a cena da para se notar que alguém fez aquilo e que lutava para conseguir o reconhecimento.
E Ray conseguiu o reconhecimento.


O Filme

O Dr. Russell Marvin (Hugh Marlowe) trabalha para a operação SKYHOOK, um projeto de testes do governo que lança foguetes ao espaço para desenvolver futuros vôos de exploração ao espaço exterior.
Durante o trajeto através do deserto para ir a base Militar o Dr. Marvin e sua esposa Carol Marvin acabam sendo perseguidos por um disco voador e recebem uma mensagem no gravador.
Na base ele é informado que misteriosamente os foguetes ao serem lançados começam a desaparecer e dez satélites caíram de volta na terra. Isso acaba fazendo o Dr. Marvin começar uma investigação juntamente com sua mulher Carol (Joan tailor) e ao codificar a mensagem no gravador descobrem que os foguetes tem sido interceptados por uma frota de discos voadores, e que os alienígenas querem marcar uma reunião em Washington com os lideres da terra em 56 dias afim de decretarem uma invasão a Terra sem que a população entre em panico.
Nada é resolvido e os alienígenas dão um ultimato à humanidade, que todos na Terra sejam leais a eles ou todos morrerão.
O Dr. Marvin e sua mulher tentam encontrar uma maneira de impedir os invasores que começaram a destruir cidades antes que seja tarde demais. Ele desenvolve uma arma anti-magnetica que neutraliza os escudos de força dos discos e se torna a ultima esperança da raça humana contra os invasores hostis.

Produtor Executivo: Sam Katzman
Produtor: Charles H. Schneer e Sam Katzman
Direção: Fred F. Sears
Roteiro: George Worthing/ Raymond T. Marcus (Bernard Gordon)
Historia: Curt Siodmak e sugerido por Discos Voadores do Espaço Sideral pelo Major Donald E. Keyhoe
Diretor de fotografia: Fred Jackman Jr.
Diretor de Arte: Paul Palmentola
Editor: Danny D. Landres
Musica: Mischa Bakaleinikoff
Elenco: Hugh Marlowe, Joan Taylor, Donald Curtis, Morris Ankrum com a voz de Paul Frees

Credito na tela principal técnico de efeitos especiais Ray Harrryhausen

Todos os modelos dos Discos Voadores ainda existem


Nenhum comentário:

Postar um comentário