segunda-feira, 25 de junho de 2012

JASÃO E O VELO DE OURO



JASÃO E OS ARGONAUTAS  (Jason and the Argonauts)


É um filme de fantasia distribuído pela Columbia Pictures em 1963. Conta a historia do herói mítico grego Jasão que faz uma viagem em busca do Velocino de Ouro.
O filme é o mais lembrado de todos e considerado o melhor filme de Ray por causa de suas criaturas e particularmente pela luta com os esqueletos, todos feitos por animação stop motion.


Ray pensou em adaptar uma historia de mitologia Grega ou Romana no inicio de 1950, mas só começou a desenvolver idéias para esse projeto quando estava filmando a ação ao vivo para A Ilha Misteriosa.
Jasão e os Argonautas é o favorito, pois foi o melhor filme que já fizeram, e tendo seguências extremamente criativas. Tem a hidra de 7 cabeças e os esqueletos que saem do chão. Sequências que não da para se esquecer. São cenas memoráveis.
A figura monstruosa de Talos é apenas uma das maravilhas do filme, pois na historia original de Jasão e os Argonautas tinha um personagem chamado Talos que não era tão grande como descrito no filme. O verdadeiro media 2,5 metros.
Mas ao começar a desenhar Ray achou que seria mais perigoso se Talos fosse tão grande quanto o Colosso de Rodes. E também era uma grande chance de combinar o Colosso de Rodes com um homem de metal pois seus movimentos deviam ser rígidos pois era feito de metal.
Ray colocou o som de estalos e rangidos metálicos para as articulações para dar a impressão de que ao se esfregarem davam um som estranho.
E de tão espetacular que era, criar Talos foi bem simples em comparação a Hidra que guarda o velo de ouro. É fácil imaginar um monstro de 7 cabeças, mas animar era muito mais difícil.
A Hidra de 7 cabeças foi baseada em pinturas de vasos clássicos, mas ao desenhar Ray fez varias mudanças pois teve a idéia de torná-la uma serpente com uma cauda distinta como uma língua bifurcada de serpente e as sete cabeças foram feitas para lembrar um Dinossauro com bico curvo de um pássaro.
Todd Armstrong que fez o papel de Jasão fez a parte fácil pois ele só tinha que matar o monstro. Já Ray teve que dar vida a ela de maneira convincente com as cabeças se movendo juntas de maneira ameaçadora.
Ray disse que teve momentos que ele se arrependeu em ter criado a Hidra para o filme pois no processo de animar criou muitos problemas que ele não previa.
Primeiro: se o chamassem enquanto ele estava animando ele acabava se esquecendo qual das cabeças se movia para frente ou para trás e se outra ia para acima ou para baixo e a mesma coisa com as outras cabeças. Era uma verdadeira confusão.
Ray sempre trabalhava sozinho, fazia a animação sem ajuda. Ele trabalhava a noite no estúdio para assegurar que a luz fosse constante pois se ela variasse suas cores não corresponderiam a imagem real.
Mas a obra prima de Ray, sua seguência mais famosa é a ressurreição dos mortos em Jasão. Ray diz que os esqueletos são seus melhores amigos e fazer 7 deles foi um belo desafio. Ele hesitou em desenvolver a idéia, pois o que ele desenhou deveria sair na tela.
É uma jogada de vendedor e Ray procurava não desenhar coisas irrealizáveis.
Cada um dos esqueletos tem 5 apêndices e sete vezes cinco são 35. assim se tiver 7 esqueletos terá que fazer 35 movimentos para cada quadro.
Isso significa que se os 7 esqueletos aparecem na mesma cena Ray só podia fazer uma media de 13 quadros por dia. Isso é o que vale pouco mais de meio segundo de filme.
Ray trabalhou na animação dessa seguência por 4 meses e meio. Mas antes disso a ação real com os atores foi cuidadosamente planejada.
Os dubles ensaiavam com os atores e uma vez memorizado os movimentos os dubles saiam e os atores atacavam inimigos que não estavam vendo ate que o filme esteja terminado.


O filme foi um fracasso de bilheteria quando foi lançado pela primeira vez, mas hoje em dia se tornou e é considerado um clássico dos grandes filmes de fantasia.


Produtor: Charles H. Schneer
Diretor: Don Chaffey
Roteiro: Jan Read/ Beverley Cross
Editor: Maurice Rootes
Musica: Bernard Herrmann
Estrelando Todd Armstronn, Nancy Kovack, Honor Blackman e Gary Raymond
Distribuido pela Columbia Pictures
Lançado em 19 de Junho de 1963
Colorido.
Duração 104 minutos.


Os sete esqueletos (sendo que um deles esta faltando uma perna), a Hidra, Talos e uma das Harpias ainda existem. E recentemente foi encontrado as armaduras maiores da mão e do pé de Talos. 



Um comentário: