domingo, 24 de junho de 2012

A ILHA MISTERIOSA



MYSTERIOUS ISLAND

É um filme de 1961 lançado pela Morningside Productions. Foi produzido por Charles H. Schneer e Ray Harryhausen e distribuído pela Columbia Pictures.
E como todas as outras produções clássicas foi uma vitrine para mostrar o talento de Ray Harryhausen na animação stop motion.
O livro no qual o filme foi baseado foi uma seguência de dois livros de Jules Verne, Vinte Mil Léguas Submarinas e Em Busca dos Náufragos. O ultimo deles apresentava um personagem chamado Tom Ayrton que não aparece, mas é referenciado nesse filme.
E a única ligação é a presença do Capitão Nemo e o seu Submarino Nautilus.

Charles Schneer descobriu que o livro mais lido nas bibliotecas americanas era a Ilha Misteriosa de Julio Verne. E ao lado de outros escritores como HG Wells e Ray Bradbury era o autor favorito de Ray Harryhausen.
Isso foi o que fez Crarles e Ray fazerem o filme, e como a maioria dos seus filmes, era um relato de uma viagem heróica. E nesse caso em um veiculo estranho e frágil.
Mantiveram a idéia da fuga ser em um balão durante a Guerra Civil pois acharam que seria uma cena inicial muito emocionante.
Ray disse que a musica de Bernard Herrmann nessa seguência foi impactante no seu dinamismo. 
A historia que foi entregue a eles HOW TO SURVIVE ON A DESERT ISLAND correspondia ao conceito original de Julio Verne.
Mas Ray achou que podia melhorar para que fosse algo mais que um filme baseado em sobrevivência incorporando na historia algumas criaturas estranhas. Assim Ray criou uma serie de criaturas que foram criadas pelo Capitão Nemo, o herói de 20 mil léguas submarinas. Criados com a esperança de que servissem para alimentar um mundo super povoado. Eram maiores e mais perigosos que os animais normais.

Ray e Charles encontraram um caranguejo na peixaria da Harrod’s. mas não queriam cozinhá-lo para que não ficasse vermelho. Então o levaram para o Museu de Historia Natural de Londres e entregaram a uma senhora que trabalhava no museu para que fosse sacrificado sem dor. Ele foi destrinchado e suas partes foram entregues a Ray que projetou e fez uma armação adequada para caber dentro da casca do caranguejo para as filmagens da animação. Ele foi fixado a mesa de animação atravez de fios e foi suportado por uma antena cinta com fios.      
Quando rodavam as cenas em close-up da minúscula área da boca do caranguejo que tem uma espécie de garra e muitos pelos vibrando foram usados 4 caranguejos vivos que eram chamados de os comedores.
Mas a criatura mais espetacular era um enorme pássaro que as pessoas achavam que era um tipo de ave domestica, Ray fez a criatura se baseando em um pássaro pré-histórico.
O compositor Bernard Herrmann soube disso e ao olhar a imagem ele disse para Ray que a musica era para um peru em um palheiro.

Na sequência da cena da abelha o casal é fechado na colméia dentro de um favo. Ray teve que rodar de trás para frente pois ele teve que destruir gradualmente ate conseguir que a abelha abrisse o favo. E ao passar o filme de trás para frente parecia que ele estava fechando.

Dirigido por Cy Endfield
Baseado no livro de Jules Verne
Roteiro de John Prebble, Daniel B. Ullman e Guindaste Wilbur
Estrelando Michael Craig, Joan Greenwood, Michael Callan, Gary Merrill, Herbert Lom e Dan Jackson
Musica de Bernard Herrmann
Distribuição Columbia Pictures.
Lançado em 20 de dezembro de 1961
Colorido.
Duração 101 minutos.
Filmado em Super Dynamation
Credito na tela principal: efeitos especiais visuais criados por Ray Harryhausen

O caranguejo, a abelha e o Nautilóide Cefalópode ainda existem, embora o Cefalópode tenha ficado sem a sua concha que foi perdida, pois Ray deixou para trás no Studio Shepperton quando ele terminou a animação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário