quinta-feira, 28 de junho de 2012

OS PRIMEIROS HOMENS NA LUA



FIRST MEN IN THE MOON

É um filme de aventura e ficção cientifica do ano de 1964 dirigido por Nathan Juran. E é uma adaptação do livro Os Primeiros Homens na Lua do autor Inglês HG Wells.

Em fim Ray conseguiu filmar uma historia de H.G. Wells e não ouve atualização do livro de Wells pois a esfera espacial e a tecnologia tinham um ar vitoriano da mesma forma que Wells imaginou quando escreveu o livro em 1901.
O livro conta a historia de uma viagem a lua realizada pelos dois protagonistas, um empresário chamado Bedford que narra todos os acontecimentos e um cientista excêntrico chamado Cavor. Os dois descobrem que a lua é habitada por uma sofisticada civilização extraterrestre de criaturas com aparência de insetos que eles chamam de Selenitas.
E a única coisa que Ray fez foi colocar uma mulher como interesse romântico para um dos tripulantes, pois achou que o filme precisava de algum interesse feminino para acompanhar os dois homens. Ray disse que o titulo do filme deveria ser Os Primeiros Homens e uma Mulher na Lua.
Os habitantes da lua correspondiam fielmente a sua descrição, pois H.G. Wells dava a entender que se tratavam de homens formiga que desenvolveram inteligência e sabedoria muito antes do homem.
Foi por esses elementos que Ray desenhou os habitantes da lua iguais a formigas, uma comunidade de formigas com inteligência.
Wells também descreveu as criaturas das quais as formigas se alimentavam. Eles criavam as criaturas gigantes como os humanos criavam gado para se alimentar.

Algumas seqüências do filme ficaram de fora e mostrariam a galeria de hibernação dos Selenitas e uma galeria de incubação para os mooncalves, as lagartas e uma mariposa gigante.

Todos se lembram dos esqueletos de Simbad e a Princesa e de Jasão e os Argonautas, mas poucos se lembram do esqueleto de Martha Hyer na câmara de raio-X dos Selenitas. E esse esqueleto foi um dos usados em Jasão.
A enorme escada em que Cavor sobe para se encontrar com o líder dos Selenitas foi inspirada no filme She de 1935, quando é mostrado a rainha no topo da escada aparecer de uma parede de névoa.  

O ator Lionel Jeffries foi o Professor Cavor chefe da expedição.
Os homens da lua estudaram os forasteiros com um tipo de super raio-X. Ray não imaginou Jeffries em seus desenhos, mas o ator conseguiu captar o idealismo aventureiro de uma época mais inocente.

Foi o ultimo filme em que Fred Harryhausen pai de Ray fez as armaduras, ele morreu logo depois de entregá-las a Ray.
Frank Wells o filho de H.G.Wells chegou a visitar o estúdio e viu as filmagens. Ele ficou feliz pelo filme ser inspirado no livro de seu pai.



Dirigido por Nathan Juran
Produzido por Charles H. Schneer
Roteiro de Nigel Kneale
Musica de Laurie Johnson
Distribuição Columbia Pictures
Lançado em 20 de Novembro de 1964
Duração 103 minutos
Colorido

Filmado em Dynamation o milagre na tela.

Quatro modelos pequenos dos Selenitas, três maiores, o Grande Lunar líder dos Selenitas e a miniatura da esfera Cavor ainda existem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário