segunda-feira, 2 de abril de 2012

THE BLACK SCORPION



O Escorpião Negro é um filme de terror americano lançado pela Warner Brothers em 1957 com efeitos especiais (embora com menor orçamento do que King Kong) em stop motion feitos por Willis O`brien.
Pete Peterson que trabalhou com O`brien em Mighty Joe Young de 1949, e voltaria a trabalhar em Behemoth, O Monstro do Mar de 1959, fez a maioria das cenas de animação.

Há três cenas que mostram sua habilidade como animador.
A primeira é quando os cientistas descem na toca dos escorpiões. A definição da caverna é magnífica (a cenografia foi feita por O`brien que lembra claramente King Kong), e cria um clima de expectativa para as outras criaturas mundanas que habitam esse lugar e da aos escorpiões um sentimento de vulnerabilidade com passos firmes.
Outra cena é a luta do verme gigante contra um escorpião e mostra a sede de sangue que é despertada em outro escorpião que com avidez se move e rouba um pedaço da carcaça do verme para si mesmo após dar sua picada mortal ao ajudar o outro escorpião.



A próxima cena impressionante é o acidente do trem. Aqui Peterson mostra os escorpiões que pulam sobre as pessoas como se estivessem escolhendo em um ninho de cupins expostos. Eles pegam os seres humanos que gritam em suas garras.



Em um momento macabro a câmera segue um sobrevivente mancando enquanto ele luta para entrar em uma caverna das proximidades, mas um dos escorpiões o agarra com sua garra e o levanta para manter sua preza longe dos outros monstros. Peterson usou um pequeno boneco humano chutando e se sacudindo furiosamente em vão na tentativa de escapar do seu destino.



Outra cena é no final do filme quando o ultimo escorpião gigante é atraído para o estádio e trava uma batalha com os militares.


Peterson acrescenta toques dramáticos na animação como uma figura solitária que escapa de um trator que o escorpião esmagou. A figura manca justamente tentando fugir até que a ajuda chega na forma de um outro caminhão que o leva para longe da batalha. Peterson adicionou pequenos flashes de luz para os veículos militares para indicar a saraivada de fogo que esta sendo atirado no monstro.
Quando o arpão elétrico mortal é acionado na criatura, Peterson mostrou o choque e a raiva maravilhosamente, pois o escorpião se afasta tentando fugir e tenta usar seu ferrão poderoso contra seu algoz.
A batalha final tem duração de mais de quatro minutos na tela e tem um dos melhores finais de filme de monstros gigante da década de 1950.
E prova a capacidade de Peter como animador que apesar de suas próprias limitações ele foi capaz de se concentrar e entregar um clima fantástico no filme.

Os modelos usados para a aranha do alçapão e o verme com tentáculos são o mesmos que foram usados na famosa seqüência perdida da aranha do poço “LOST SPIDER PIT SEQUENCE”, feita para o filme original de King Kong de 1933.





Os sons emitidos pelos escorpiões são uma reutilização do efeito sonoro da formiga do filme THEM de 1954.
Foram usadas cabeças dos escorpiões em animatronic para as cenas em close-ups para dar realismo aos modelos animados por O`brien.




O filme começa quando um terremoto atinge o México resultando no aparecimento de um vulcão. Dois geólogos são enviados para estudar esse fenômeno, o Dr. Hank Scott e seu companheiro companheiro Arturo Ramos da Universidade Dr. Henry Scott dos Estados Unidos.
E a caminho da vila de San Lorenzo os dois encontram uma casa destruída e um carro da policia também todo destruído. E ao entrarem na casa encontram um bebê abandonado e encontram o policial morto nas proximidades da casa.
Eles levam o bebê para San Lorenço e o entregam a alguns amigos de seus (desaparecidos) pais e logo são recebidos pelo sacerdote da aldeia o padre Delgado.
O padre lhes diz que no primeiro domingo depois da erupção ocorreram estranhos desaparecimentos de moradores destruição de casas e que varias cabeças de gado tem sido encontradas mortas em vários locais e que isso deve ser feito por algum estranho animal que faz um estranho barulho na noite.
Os moradores acreditam que o culpado deve ser um touro demônio, e pedem ao padre Delgado para que reze por eles para lhes dar proteção divina.

Hank e Arturo começam sua pesquisa geológica acompanhados por soldados do exercito Mexicano liderados pelo Major Cosio que foi enviado a San Lorenzo para prestar socorro no local.
Hank conhece e se apaixona pela fazendeira local Tereza Alvarez e também faz amizade com um menino chamado Juanito.

O vulcão entra em erupção novamente e os verdadeiros culpados por trás dos desaparecimentos e mortes são revelados como sendo escorpiões pré-históricos gigantes. E depois de atacarem um trio de reparadores de telefone os escorpiões voltam sua atenção para San Lorenzo.
As armas da tropa do Major Cosio não tem nenhum efeito sobre eles, mas quando começa a amanhecer os escorpiões retornam ao seu esconderijo subterrâneo (que alem de escorpiões é o lar de vermes e aranhas gigantes), deixando as autoridades a procurar ajuda ao renomado entomologista Dr. Valesco. E cabe a ele, Hank e Arturo descobrirem um jeito de destruir os Escorpiões e vedar a entrada da caverna antes que mais vidas inocentes sejam perdidas.
Velasco que o espécime encontrado pelo Dr. Ramos é de uma espécie considerada extinta desde o período triássico e que só tinha visto fosseis mas nunca imaginou de poder ver um exemplar vivo.
Cosio pergunta o que se pode fazer para dete-lós pois descarregou uma metralhadora em um dos escorpiões e não aconteceu nada. O Dr diz para não se preocuparem pois o inimigo tem algumas desvantagens.
Primeiro os escorpiões só saem a noite, por tanto de dia seria possível encontrá-los e destrui-los.  
E segundo: eles são relativamente lentos a menos que atiçados pelo cheiro de sangue. Cosio pergunta com que tipo de armas pretendem usar para matá-los e o Dr. Diz que é melhor usar gás venenoso.
Pela manhã eles encontram uma grande cratera e um homem chamado Mendoza acaba caindo quando seu cavalo se assusta. Hank e Arturo decidem descer e Hank pergunta se o gás vai funcionar em uma caverna tão grande e o Dr. Diz que não esperava um espaço tão grande e aberto.
Hank e Arturo descem numa gaiola que esta em um guindaste e no trajeto no meio do caminho avistam um escorpião em uma buraco enorme nas rochas e ao chegarem ao fundo se deparam com uma imensa caverna mas não encontram nenhum sinal de Mendoza.
Quando os dois começam a vasculhar o local e se afastam, alguém sai da gaiola e é o garoto Juanito que tinha se escondido atrás dos tanques de gás e ao percorer o local acaba vendo um verme gigante com tentáculos se arrastando. E em outro ponto da caverna Hank e Arturo encontram a arma e o chapéu de Mendoza e deduzem que ele esteja morto, logo em seguida ele avistam vários escorpiões saindo de um túnel e que estão indo em direção a eles. Arturo dispara varias vezes, mas não surte nenhum efeito. Nisso eles sair por uma brecha e saem pelo outro lado da caverna.
Neste meio tempo Juanito adentra mais na caverna, e Hank e Arturo presenciam a luta de um verme contra um escorpião que só consegue matar o verme com a ajuda de outro escorpião e quando eles vão comer o verme surge um escorpião maior que os outros e acaba matando um deles depois de vira-lo de pernas para o ar e acertar uma ferroada em um ponto fraco no pescoço.
E ao voltarem pelo caminho que vai a gaiola Hank e Arturo salvam Juanito atirando em uma aranha gigante que o estava perseguindo e ao chegarem encontram um dos escorpiões destruindo gaiola e arrebentando o cabo, mas logo depois eles conseguem fugir  sendo erguidos e infelizmente acabaram não conseguindo usar o gás que acabou caindo na lava.
Velasco diz que devem fechar a caverna com uma explosão antes de anoitecer. Eles explodem a caverna e apesar do colapso da explosão na entrada da caverna os escorpiões conseguem retornar a superfície e destroem um trem matando muitos passageiros e logo começam lutar entre si.
No final o escorpião que era o maior de todos mata todos os outros e se torna o ultimo daquela raça vivo, e se dirige em seguida para a cidade do México.
Hank e Arturo chegam com um plano para atraí-lo para um estádio onde os militares estão esperando com tanques e helicópteros. E usando um caminhão de carne de um açougue, eles conseguem atrair o escorpião para o estádio onde as armas dos militares estão e novamente se mostram inúteis contra a couraça do escorpião. No entanto Hank consegue acerta-lo usando um cabo elétrico ligado a uma lança em sua garganta que é seu ponto fraco. E logo depois de destruir vários tanques e helicópteros o escorpião é eletrocutado e finalmente morto.




Dirigido por Edward Ludwig
Produzido por Jack Dietz e Frank Melford
Escrito por Richard Denning, Mara Corday, Carlos Rivas e Mario Navarro
Distribuído por Warner Brothers
Lançado em 11 de Outubro de 1957
Tempo de duração 88 minutos
Pais de origem Estados Unidos
Idioma Inglês


Nenhum comentário:

Postar um comentário