terça-feira, 24 de abril de 2012

UMA BREVE BIOGRAFIA DE GEORGE PAL


George Pal era o nome artístico de Gyorgi Pál Marczincsák ele foi um diretor e produtor de cinema principalmente no gênero de Ficção Cientifica. Nascido na Hungria e naturalizado Americano depois de emigrar da Europa.
Foi indicado ao Oscar na categoria de melhor curta de desenhos animados em sete anos consecutivos 1942-1948. e recebeu um premio honorário em 1944.

George Pal nasceu em Cegléd Hungria, no dia 1 de Fevereiro de 1908, em uma família de forte tradição teatral. Seus pais eram celebridades no palco.
George freqüentou a Academia de Artes de Budapeste para estudar arquitetura, mas um erro de escrita acabou o levando para aulas de ilustração.
E como dizem, o resto é historia.

George se formou em arquitetura em 1928, quando a Hungria não precisava de arquitetos. Mas havia empregos de ilustradores de animação em filmes na Hungria.
Assim de 1928 ate 1931 ele fez vários filmes para Hunnia Filmes em Budapeste.
E convencido por sua namorada Elizabeth Zsoka Grandjean, com quem ia se casar descobriu que seu novo trabalho não remunerado era só uma aprendizagem. Assim Zsoka teve uma excelente idéia, e Paul resolveu ir com ela para Berlim, onde fundou a Trickfilm Studio Gmbh Pal um Wittke, e encontrou trabalho no famoso estúdio UFA que se tornou seu principal cliente entre 1931 a 1933.


Os Pals conseguiram salvar metade do seu salário que era através de importação quando em 1933 a Gestapo começou a investigar os Pals só por que eram estrangeiros.
Assim os Pals partiram para praga onde George abriu uma loja para homens. Infelizmente não havia câmeras para desenhos em toda Czechkslovakia.
Finalmente quando procurava desesperadamente algumas velhas câmeras cinematográficas, Paul teve a idéia de que se ele usasse bonecos poderia filmar seus cartuns com qualquer câmera. Pal começou a utilizar fotografia em stop motion, e em um período de sessenta dias já estava no comando da sua produção de desenhos animados que ele patenteou como Pal-Doll e que é conhecido nos Estados Unidos como Puppetoons.



Dos filmes de animação da época em geral eram para propagandas, Paul queria começar animando propaganda de cigarro. Mas o mundo do tabaco Checo não estava interessado em anúncios animados, mas os Franceses queriam, de modo que Paul acabou se mudando para Paris em 1934.
A primeira empresa que ele procurou logo comprou a idéia, ele fez uma propaganda em seu quarto de hotel e o anuncio que fez foi o maior sucesso, e Paul se tornou famoso.

Paul se mudou para Einhoven na Holanda onde abriu o seu estúdio DOLLYWOOD em um açougue antigo e começou a usar sua técnica Pal-Doll, que foi parcialmente financiado por um investidor que queria numerosos anúncios feitos por sete mil a oito mil dólares cada.
Em meados dos anos 30, a Radio Philips viu os filmes de Paul e o convidou para fazer dois curtas-metragens.ele deixou a Alemanha quando os nazistas chegaram ao poder.
Ele fez cinco filmes antes de 1939 para uma empresa britânica. Em 1940 emigrou da Europa e começou a trabalhar na Paramount Pictures.
Nisso seu amigo Walter Lantz o ajudou a obter cidadania Americana.

A Paramout Pictures assinou com Pal um contrato de longo prazo para produzir uma nova serie animada que não era para publicidade chamada PUPPETONS na década de 1940. Nesse estúdio alguns de seus animadores se tornaram famosos incluindo Gene Warren, Wah Chang, Bob Baker, e um jovem muito talentoso chamado Ray Harryhausen que se tornaria o animador de stop motion mais famoso de todos os tempos.
Paul produziu dezenas de Puppetoons para a Paramount, que o levou a ser premiado com um Oscar honorário em 1944 pelo desenvolvimento de novos métodos e técnicas na produção de curtas-metragens. Os primeiros bonecos de Pal eram bem simples, feitos de madeira com arame. Só mais tarde que sua sofisticação veio mostrar uma animação de precisão mecânica, que só foi equiparada décadas depois com a computação gráfica.
E os produtores estavam tão satisfeitos com o resultado, que o deixaram tentar fazer efeitos para filmes como por exemplo Destination Moon em 1949.
O filme foi um sucesso com o publico e os críticos e acabou ganhando um Oscar pelos  efeitos especiais. Assim ele foi autorizado a fazer outro filme When Worlds Collide, que Cecil B. DeMille  tinha planejado anteriormente. Este filme fez também muito sucesso e ganhou outro Oscar pelos efeitos especiais.

Pal só se concentrou apenas em filmes, mas começou a ter muitos problemas com o sistema do estúdio e sua produção multicamadas para produção de filmes, pois ficou muito mais lento do que quando Pal filmava em seu próprio estúdio.
Ele fez vários filmes como produtor ao longo dos anos 1950 e 60, e usou o stop motion para fazer efeitos especiais em filmes incluindo os clássicos filmes de fantasia e da ficção cientifica como a Guerra dos Mundos em 1953, e foi diretor em A Maquina do Tempo em 1960 o Maravilhoso Mundo dos Irmãos Grimm em 1962, e As Sete Faces do Dr. Lao em 1964, e se tornou uma forte referencia para diretores como George Lucas e Steven Spiellberg.
Mas tempos depois os filmes de fantasia se tornaram eventualmente impopulares.
Mas mesmo assim Paul fez os filmes, O Poder (The Power) em 1968 e Doc Savage O Homem de Bronze (Doc Savage: The Man of Bronze) em 1975, seus dois últimos filmes, e que infelizmente foram enormes fracassos.

Pal morreu de um ataque cardíaco aos 73 anos em sua casa em Belerlly Hills, Los Angeles na Califórnia em 02 de Maio de 1980.
O filme The Voyage of the Berg, em que ele estava trabalhando na época nuca foi concluído.

E aqueles que trabalharam com ele o descrevem como uma pessoa rara que teve uma visão e foi capaz de segui-la, sem interromper a vida de todos, disse Gae Griffith. Muitos gostaram de terem trabalhado com ele, e ele gostava de ter dado emprego a eles.
Os bons sentimentos vem de forma bastante clara na tela, e seus filmes são alguns dos mais puramente otimistas de todos os tempos.


Filmografia:

1935 – “The Ship of the Ether” (diretor/animador)
1942 – “Tulips Shall Grow” (diretor/animador)
1943 – “Jasper Goes Fishing” (diretor/animador)
1945 – “Jasper in a Beanstalk” (diretor/animador)
1946 – “Jasper in a Jam” (diretor/animador)
1946 – “Jon Henry and the Ink Poo” (diretor/animador)
1950 – “The Great Rupert” (diretor/animador)
1950 – “Destination Moon” (diretor/animador)
1951 – “When the Worlds Collide” (diretor/animador)
1953 – “The War of the Worlds” (diretor/animador)
1955 – “Conquest Of Space” (diretor/animador)
1958 – “Tom Thumb” (diretor/animador)
1960 – “The Time Machine” (diretor/animador)
1962 – “The Wonderful World of the Brothers Gimm” (diretor/animador)
1963 – “7 Faces of Dr. Lao” (diretor/animador)
1968 – “The Power” (diretor/animador)
1975 – “Doc Savage: The Man of Bronze” (diretor/animador)



Nenhum comentário:

Postar um comentário