quinta-feira, 12 de abril de 2012

PETE PETERSON


Pete Peterson trabalhou nos estúdios da RKO em Hollywood nos anos de 1940 e foi designado para trabalhar em MIGHTY JOE YOYNG de 1949 iluminando os cenários em miniatura, onde o técnico e criador de efeitos especiais Willis H. O´brien e seu primeiro técnico Ray Harryhausen estavam criando os efeitos em stop motion para o personagem titulo.
Peterson ficou fascinado com o processo e ainda experimentou fazer testes em casa em seu tempo livre colocando fita adesiva nos braços e pernas das pessoas para avaliar o movimento e registrando os resultados para compreender melhor o processo.
Como o processo da produção do filme começou a atrasar Peterson ofereceu seus serviços e como segundo técnico de animação foi responsável por varia cenas memoráveis, incluindo a cena da boate onde Joe aparece no palco pela primeira vez e a fuga no caminhão.
O filme ganhou o Oscar de menhores efeitos especiais visuais em 1950. E foi enquanto trabalhava neste filme que Peterson conheceu e casou com sua esposa que morreu meses depois.

                                                     Willis O´brien e Pete Peterson


Willis O´brien depois perguntou a Peterson se ele queria ajuda-lo na produção da animação stop motion para o filme O ESCORPIÃO NEGRO de 1957, e Peterson que tinha contraído esclerose múltipla foi incapaz de negar o pedido para trabalhar e aceitou. Os dois passaram meses em um set no México antes de voltar para a Califórnia para completar as cenas memoráveis como a descida da gaiola na toca do escorpião, o acidente de trem e o combate final no estádio.
Peterson depois reutilizou algumas miniaturas deste filme para criar o seu próprio filme teste e filmou algumas cenas do Las Vegas Monster.
Eugene Lourie o diretor que tinha trabalhado ao lado de O´brien e Peterson em O Escorpião Negro, chamou novamente os dois para trabalharem nos efeitos do filme THE BEHEMOTH GIANT de 1959, mas o produtor David Diamond resolveu contratar os supervisores de efeitos visuais Jack Rabin e Irving Bloco, que mais tarde acabaram chamando de volta para fazer a animação O´brien e Peterson e com um orçamento menor nos efeitos totalizando 20.000 dolares. O´brien e Peterson no entanto vieram com soluções inovadoras para o problema apresentado pelo orçamento limitado e também para resolver o problema de deterioração física de Peterson, que exigia cenários em miniatura construídos perto do chão para que Peterson pudesse animar sentado.
Após a produção do filme Peterson voltou a trabalharem seus próprios testes incluindo um curta metragem teste colorido chamado BEETLEMEN.

Peterson foi diagnosticado com câncer renal e morreu enquanto era submetido a uma cirurgia em fevereiro de 1962.
Willis O´brien também morreu em novembro do mesmo ano.

Filmes teste

Monstro de Las Vegas 
  
É um filme teste curta-metragem americano preto e branco mudo de 1958, animado e dirigido por Peterson, que mostra um tipo de babuíno mutante gigante destruindo um caminhão, um helicóptero e atacando pessoas em uma cidade .
E foi descoberto junto com outra filmagen de teste chamado BEETLEMEN e alguns dos modelos usados na produção desses e de outros curtas guardados em um baú que foi recuperado da esposa de um ex-vizinho de Peterson após sua morte em 1962.
Um dos animadores jovens que descobriram o baú foi Laine Liska que usou a armadura do modelo do monstro Las Vegas para criar o grande Deus pornô animado por David Allen, Jim Aupperle e Robert Maine em Flesh Gordon de 1974.


Beetlemen

E um filme teste curta metragem americano colorido mudo de 1960 animado e dirigido por Peterson que mostra um grupo de astronautas mutantes humanos que ficaram presos em animação suspensa em uma câmara de pressão, e são vistos andando sobre uma colina.
O filme foi descoberto junto com a filmagem de teste do LAS VEGAS MONSTER e alguns dos modelos usados na produção desse e de outros em um baú recuperado da esposa de um ex-vizinho de Peterson após sua morte em 1962.
Um dos jovens animadores que descobriram o baú foi Jim Danforth que usou um dos modelos de Beethemen em Flesh Gordon de 1974.

Alguns anos após a morte de Peterson e O´brien um grupo de jovens animadores de stop motion, incluindo Jim Danforth e Dennis Muren descobriram um baú contendo imagens de testes e modelos feitos por Peterson que acabaram sendo usados na produção de FLESH GORDON em 1974, um filme comedia, ou seja, uma parodia erótica de FLASH GORDON seriado dos anos 30.






Nenhum comentário:

Postar um comentário