segunda-feira, 16 de abril de 2012

O MUNDO PERDIDO (1960)


O mundo perdido é um filme de aventura e ficção cientifica baseado no romance de mesmo nome escrito em 1912 por Arthur Conan Doyle (22/05/1859 – 07/07/1930) e foi dirigido por Irwin Allen (12/06/1916 – 02/11/1991).
O enredo do filme gira em torno da exploração de uma misteriosa montanha no coração da Venezuela habitada por canibais, Dinossauros, Plantas Carnívoras e Aranhas gigantes.
Willis O´Brien foi listado como técnico de efeitos para esse remake, pois ele também tinha feito os efeitos em animação stop motion do filme original de 1925.
Os efeitos especiais do remake foram bastante simples, e foram usados lagartos, iguanas e crocodilos vivos que tiveram minúsculos chifres e barbatanas de borracha fixados neles.
Alem de um storyboard, O´Brien pouco contribuiu para esse projeto que ele achou inferior pois não foi usado nem um tipo de efeito de animação stop motion.
E muitos críticos concordaram com ele.


O Professor de Zoologia George Edward Challenger convoca uma reunião com vários jornalistas no instituto Zoológico para revelar um segredo, e também convocar e levar uma equipe de cientistas e aventureiros a um planalto remoto na América do Sul, nas profundezas da selva Amazônica para investigar relatos de que ainda existem Dinossauros vivendo lá.
Uma terra elevada por uma erupção vulcânica há milhões de anos que ficou isolada do tempo pela natureza inacessível dos seus rochedos íngremes.
A terra onde vivem os monstros. O Mundo Perdido.

Na expedição alem do Professor George Edward Challenger também se encontram o Lord John Roxton, a Joven Jennifer Holmes, o jornalista Ed Malone e o Professor Summerlee.

A expedição é financiada pelo pai de Jennifer, Stuart Holmes vice-presidente executivo do Jornal onde Malone trabalha o Global News Service. Eles partem de Londres e ao chegarem ao Brasil eles pegam um hidroavião até o posto comercial de Tarama. Lá encontram com David o irmão de Jennifer que tinha chegado antes, e o guia loca e piloto de helicóptero Manoel Gomes e seu ajudante Costa.
Já na manhã seguinte partem num helicóptero e após sobrevoarem pór um bom tempo encontram o planalto e ao pousarem descobrem que os Dinossauros ainda existem, assim como outras criaturas perigosas.



O helicóptero acaba sendo destruído e jogado morro abaixo por um Dinossauro que é reconhecido Por Challenger como um ser do tempo Jurássico da ordem Sauropoda, ou seja um Brontossauro. Assim eles não têm mais como saírem do lugar, e assim que amanhece começam a procurar uma maneira para encontrar um caminho de volta, de um meio para deixar o planalto isolado.
Roxton e Malone encontram pegadas gigantes e enquanto os outros tiram fotos, Jennifer vai a procura de sua cachorrinha Frost e acaba se deparando com um Dinossauro.


Ela começa a gritar e é socorrida por Roxton que diz para ela não se mover. Challenger fica feliz e diz que sabia que era verdade, que existem Dinossauros. Summerlee pede desculpas a Challenger por não ter acreditado nele. De repente o Dinossauro ameaça ir atrás deles, e todos saem correndo. Challenger e Malone acabam caindo em um barranco perto de um lago, e challenger acaba vendo uma moça correndo. Mallone vai atrás dela e acaba encontrando a moça, uma índia nativa.


Challenger diz aos outros que Malone foi atrás de uma moça e quando Roxton se prepara para ir atrás dele, Malone retorna trazendo a moça.
Challeger diz que ela certamente não é aborígine. Eles se refugião em uma caverna e Roxton encontra um diário datado de 3 anos atrás que pertencia a um tal de Burton White.
E nele esta escrito “estamos ao pé do planalto e ainda não fizemos contato por radio com Roxton, em breve começar-ao as chuvas. Temos que avançar rápido. Amanhã escalaremos o planalto”.

Nisso Roxton que White tinha um mapa do caminho.

Challenger continua lendo: “11 de Dezembro. Chegamos ao topo. Agora não tenho tempo para escrever sobre as maravilhas que vimos. Pode começar a chover a qualquer dia. Amanhã iremos para os diamantes”.
“12 de Dezembro. Nos ocorreu um desastre. Eles chegaram na noite. Levaram Colver, Braddock e Santiago. Parece que serei o próximo. Ainda não posso fazer contato com Roxton. Que Deus nos ajude”.

Todos questionam Roxton, e querem saber porque escondeu que já sabia e esteve no planalto antes de Challenger.
Roxton começa dizendo que tudo começou há séculos. Com uma lenda antiga, a lenda dos Curupuri. Do terror e do que os Curupuri pareciam proteger.
Ele diz que os espanhóis do século XVI falam dele como El Dorado. E ninguém conseguiu localizá-lo. Mas seu nome sempre significou riquezas incomparáveis.
E em nossas lendas temos ambos. Os Curupuri e o El Dorado. Um terror que guarda riquezas.
E que tudo começou para ele a 3 anos quando ele se aproximou de Burton White. Um americano que vivia procurando civilizações perdidas antigas e tudo o que as rodeia. E que contou a ele que tinha conhecido um homem branco doente aqui em uma aldeia selvagem e que disse sobre um planalto cheio de monstros e diamantes. Curupi. El Dorado.
O homem morreu e deixou um mapa com a rota para o planalto e para chegar ao topo.

Roxton diz que os interesses de White eram só arqueológicos, mas já os dele eram meramente mercenários. E que financiou a expedição só pelos diamantes.
Burton White, Jim Colver e Jeff Braddock.

Gómez diz que Santiago era muito conhecido na Amazônia.

Iniciaram a expedição sem ele. Ele tinha prometido guia-los e afasta-los do perigo. Impedir que morressem.
Mas não cumpriu, nunca cheguou. A temporada das chuvas seria em um mês. White e seu grupo avançaram esperando que ele os seguisse com as indicações do radio que transmitiam. Mas ele estava a milhares de quilômetros de distancia.

Jennifer o questiona por que ele fez isso e ele diz que foi por causa de uma garota.
E ele disse a ele mesmo que os alcançaria, e deixou para outro dia. Mas nunca partiu.
Nenhum deles nunca voltou e ele os abandonou.
Ele podia ter tentado segui-los sem o mapa mas o tempo passou e o dinheiro acabou.
 Já se passaram 3 anos e a possibilidade de que eles estejam ainda vivos é uma em um milhão.
Gómez diz que ele infelizmente tenha razão.

A noite quando Gómez estava vigiando o acampamento ele vê algo se movendo entre as árvores e ao investigar acaba sendo atacado. Ao sair da caverna Summerli acaba levando um tiro. A indígena aproveita e foge floresta a dentro. Roxton e Mallone encontram Gómez caído e atordoado. Ele diz que algem o agarrou e o bateu pelas costas o acertando na cabeça. Ele logo percebe que o seu rifle sumiu, e ao voltarem ao esconderijo encontram Jennifer cuidando de Summerli que diz que esta bem e que o tiro foi de raspão pois a bala ricocheteou.
Malone questiona quem atirou com o rifle, e Challenger diz que um deles é o culpado e quem mais sabe usar uma arma?

David diz que sim, há mais alguém, e é o que ele tentava dizer ao professor. Pois poderia ser um desses homens desaparecidos, Burton White ou Santiago que ainda podem estar vivos, pois alguém ensinou a garota a atirar com o rifle.

Challenger perguta onde esta a garota. Roxton, Malone e David vão atrás dela e se separam. Malone consegue vê-la e vai atrás dela que desaparece logo em seguida.
Nisso ele acaba se encontrando com Jennyfer. Mas logo eles tem que correr, pois um Dinossauro se aproxima da onde eles estão. Eles são perseguidos e acabam sendo surpreendidos por outro Dinossauro. Eles conseguem se esconder e presenciam os dois Dinossauros lutarem um contra o outro.


Os dois Dinossauros travam uma luta violenta que acaba quando os dois acabam caindo em um precipício.
Malone e Jennyfer retornam a caverna e percebem que não a ninguém de guarda. E ao entrarem não a ninguém encontram tudo revirado e destruído.
Malone atribui o ocorrido à tribo da garota que deviam estar esperando uma oportunidade para atacar.  
Jennyfer diz que provavelmente estão mortos e se sente culpada pelo que aconteceu.   
Malone diz que não é culpa dela. De repente surge de trás dos escombros a cachorrinha Frosty que ela achou que também tinha desaparecido.
David de repente aparece e diz que todos foram levados por nativos. Todos foram arrastados e só ele conseguiu escapar. Malone pergunta como eles chegaram e David diz que vieram de cima das rochas.
Nisso quando David acaba de falar, eles são surpreendidos por quatro nativos com rostos pintados e armados com lanças que aparecem de novo em cima das rochas e acabam sendo capturados e levados a uma aldeia indígena.
Lá encontram os outros presos em uma caverna, e Challenger diz que sem duvida pensam em mata-los, pois invasão de privacidade da direito de matar e que ele e os outros são os invasores. E que alem disso é obvio que são canibais pois existem alguns esqueletos espalhados na caverna.
A garota indígena aparece por uma passagem secreta e chama David para ir com ela, mas ele só iria se ela levasse todos eles. Ela concorda em leva-los e quando já estão bem longe os indígenas descobrem que eles fugiram e iniciam uma perseguição.
A moça os levam a uma caverna onde encontram um velho eremita que esta cego, que logo e reconhecido por Roxton sendo Burton White.
Gomes se apresenta e pergunta a White se entre os outros que vieram com ele entre eles Santiago ainda esta vivo.
E White diz que sente muito mas só ele sobreviveu. Roxton pergunta se White ainda tem o mapa que mostra o caminho do lugar e pede para ajuda-los.
White diz que talvez mas teriam que se arriscar pela caverna de fogo pois toda a montanha é um labirinto de corredores vulcânicos mas a maioria são becos sem saída. Mas um deles só um deles vai do topo do planalto pelo centro da montanha para desembocar em uma caverna a dois quilômetros da base. Mas esse corredor passa diretamente pela caverna de fogo.
Challenger pergunta o que é essa caverna de fogo.
O motivo pelo qual os nativos vieram há muitos anos  
E o motivo que permanecem aqui mesmo que a morte e o terror os ameacem.
É o altar de sacrifício a seu Deus do fogo. E é o lugar onde sem duvida pensam em mata-los. Todos vocês e logo vão alcança-los.
Roxton pergunta se há possibilidades de passarem através da caverna de fogo.
White diz que se chegarem antes deles e fecharem com uma grande rocha móvel talvez uma pedra consiga mantê-la fechada, e depois se tiverem sorte o Deus do fogo estará dormindo.
White indica uma passagem abaixo, por um lugar que os nativos chamam de o cemitério dos condenados. Eles ncontrarão uma saliência. E se puderem vão por ali, pois a entrada da caverna do fogo esta mais adiante.
Roxton diz que ele ira com eles. Mas White diz que já esta velho e cansado.
Challenger diz que se os nativos souberem que ele os ajudou, o matarão.
White diz que os nativos não o farão mal, pois matar um cego é tabu para eles.
Mas a garota têm que ser levada por eles pois se descobrirem que ela os ajudou a escapar os nativos a matarão.
Challenger pergunta a White se há algo que possa fazer para ajuda-lo. E a resposta é “me esqueça”.
Todos seguem a garota, enquanto White entrega armas para Roxton, que entrega uma para Gómez e partem.
Enquanto todos estão à frente Gómez tenta atirar em Roxton, mas é impedido por Costa que viu a foto e diz que entende, mas não deve mata-lo agora.
Gómez diz que Roxton foi culpado pela morte de Santiago.
Costa diz que haverá um momento melhor para fazer isso depois dele os ajudar e encontrarem os diamantes.
Gómez diz que não se importa com os diamantes, mas talvez haja um melhor momento.

No caminho sentem um outro tremor e Challenger diz que White esta certo e que este planalto poderá ter uma erupção.
Eles chegam a um templo onde encontram um esqueleto de um Dinossauro e que deve ser o cemitério mais velho e antigo do mundo.


Eles passam por uma ponte de pedras que passa por um lago que emana um gás mortal.
Ao chegarem em uma outra caverna que possui um lago de lava fervente eles encontram um caminho mas a garota acaba parando no caminho assustada.


David diz que deve ser um tabu dos nativos.
Roxton diz que um deles deve tomar a frente. Gómez diz para Roxton ir e que ele cuidara dos outros.
Roxton vai na frente e é seguido pelos outros.



No caminho Challenger acaba caindo e fica pendurado. David vai ajuda-lo e Challenger diz para ele parar,que ele suba, é uma ordem.
Mas mesmo assim David e Roxton o ajudam. E ele diz que eles são jovens lunáticos e não viram o que há abaixo.


Eles prosseguem e continuam o caminho. Gómez avista os nativos se aproximando da ponte de pedras. Ele ateia fogo em arbustos e galhos no caminho para atrapalhar a passagem dos nativos, e faz que alguns acabem caindo por causa do aumento do fogo devido aos gases emitidos da lava fervente fazendo os nativos que sobreviveram retornarem com medo.
Gómez consegue alcançar os outros e ao chegarem a outra caverna fecham a passagem com uma rocha.
Roxton avista um outro lago e bem assima lava fervente que estava bloqueada pois os nativos a represaram. Gómez diz que a represa pode ser rompida, pois tem um tronco e se romper a lava cobrirá a todos. Costa pergunta porque os nativos iriam querer romper a represa.


Nisso Roxton diz que se houver um novo tremor rompera de qualquer maneira. E que eles tem que encontrar uma saída dali.
Summerlee questiona se a passagem não existir como eles saíram dali. David diz que existe sim e aponta para uma passagem que esta escondida enrte as pedras embaixo da represa. Eles vão em direção a passagem quando Costa avista os diamantes e nesse mesmo momento Summerlee mostra a Challenger ovos de Dinossauro.
Nisso Gómez diz que isso será má sorte pois este é o final da viagem. Ele aponta a arma e manda Roxton largar o rifle.
Challenger pergunta se ele ficou louco. E Gomes diz que não, pois quisera estar louco, mais isso é algo que ele tem que fazer. Ele quer a vida de Roxton em troca da vida do homem que ele enviou para a morrer quando abandonou Burton White. E esse homem é seu irmão Santiago.
Challenger pede para ele largar a arma pois ali ninguém matara ninguém. E Gómez diz que fez um juramento. E que já tentou uma vez, mas quando atirou acertou e feriu o homem errado.
Summerlee logo pergunta se foi ele que atirou nele e Gómez diz que sim.
Nisso Roxton diz para ele ser razoável pergunta o que essas pessoas fizeram com ele.
E a resposta é nada.
E quando Costa implora para não ser morto Malone aproveita uma distração e pega das mãos de Costa o chapeu com diamantes e joga encima de Gómez que é atingido no rosto e acaba disparando um tiro que faz acordar um Dinossauro que estava dentro do lago.
Costa acaba sendo pego pelo Dinossauro.


Roxton socorre Gómez e diz que é preciso buscar outra saida. Malone tem uma idéia e diz que há uma possibilidade. Ele diz para todos se prepararem para correr pois ele vai romper a represa.
Challenger fica aterrorizado com o que esta vendo pois Costa esta sendo comido vivo.
Malone chega na parte mais alta onde esta a represa e tenta romper a represa de lava. Nisso Gómez se levanta e diz que esta em divida com eles e que foi o tiro que ele deu que despertou o monstro. Ele sobe ate onde esta a represa e ajuda Malone a tentar romper a represa ele sobe no tronco para fazer mis peso e a represa começa a se romper.
Malone diz para ele parar e sair dali e que já esta bom pois a represa já esta se rompendo. Mas Gómez diz que não que ainda não é o suficiente e diz para Malone ir embora. Malone se afasta e diz para Gómez sair dali. A represa se rompe e a lava começa a cair sobre o Dinossauro. Todos correm em direção a passagem. Malone consegue descer e Roxton pergunta aonde esta Gómez. E ao olharem para cima eles vêem Gómez que também acaba caindo no lago e sendo coberto pela lava fervente, nisso começa um tremor de terra e tudo começa a desmoronar.
Todos conseguem sair da caverna e assistem uma grande erupção vulcânica no alto do planalto com grandes labaredas de fogo.
Challenger diz que o seu Mundo Perdido esta perdido para sempre. E Summerlee diz que infelizmente não poderam provar nada quando voltarem para Londres.
Nisso Challenger diz que sim que eles poderão sim e retira de uma bolsa um dos ovos do Dinossauro e que isso ira ajudar.
Roxton diz que infelizmente não vale pelas vidas dos homens e que os diamantes também não as valem. Assim ele retira alguns diamantes do bolso mostra a todos.
Malone e Jennyfer perguntam como ele conseguiu pegar. E sua resposta é que nenhum monstro do fogo poderia priva-los de seu presente de casamento e entrega a eles os diamantes.
Malone pergunta se ele não quer nenhum e Roxton diz que guardou um poço para dar aos outros. De repente uma outra explosão faz tudo tremer fazendo Summerlee derrubar o ovo, que ao se quebrar sai um bebê Dinossauro que logo é reconhecido por Challenger como um Tyranossauro Rex.


Jennyfer pergunta se ele sobrevivera, e Challenger diz que sobrevivera o tempo suficiente para ser do tamanho de uma casa e aterrorizar Londres.
Summerlee pergunta o que farão e Challenger diz que todos devem se mudar de Londres o mais rápido possível!
Nisso todos começam a rir.

FIM



Ao contrario do que acontece com o filme de 1925 que mostrava o Brontossauro que foi levado para Londres e que escapa e causa estragos por toda a cidade.
Esse filme termina com o ovo quebrando e mostrando o pequeno Dinossauro.
Isso deu a entender que teria uma continuação, mas isso acabou não acontecendo.  




Direção: Irwin Allen
Produzido por: Irwin Allen
Escrito por: Irwin Allen, Charles Bennet
Baseado no romance de Arthur Conan Doyle
Musica: Paul Sawtell e Bert Shefter
Cinematografia: Winton C. Hoch
Edição: Hugh S. Fowler
Distribuido por: 20th Century Fox
Lançamento: 13 de Julho de 1960
Tempo de duração: 97 min
Pais: EUA



Nenhum comentário:

Postar um comentário