segunda-feira, 30 de abril de 2012

PROJETOS NÃO REALIZADOS




GUERRA DOS MUNDOS (não realizado)
16mm. Colorido. 1949.

Ray Harryhausen tinha o livro de A Guerra dos Mundos como um dos seus favoritos e depois de trabalhar em Mighty Joe Young ele projetou uma sequência em desenhos (Storybords) para uma adaptação cinematográfica baseada em A Guerra dos Mundos de H.G.Wells que foi oferecida para vários produtores em Hollywood,
alguns anos antes da versão de George Pal chegar aos cinemas em 1953, mas ninguém ficou interessado.
Nessa versão assim como no filme de Pal em 1953, Ray decidiu fazer o filme na America contemporânea inspirado em parte na versão do radio narrado por Orson Wells. A ação do filme era para ser em Nova Gersey e teria destruição em vários pontos turísticos conhecidos como a obliteração da Estatua da Liberdade, simbolicamente anunciando o fim da Liberdade do Homem.

Ele desenhou varias cenas chaves de um proposto filme e em seguida começou a trabalhar na filmagem teste em animação stop motion para provar o conceito.
Assim ele fez um curta de um Marciano saindo de um cilindro e sucumbindo a atmosfera da terra. 

Ele levou para sua proposta, desenhos e a filmagem teste para vários estúdios e ainda tentou entrar em contato com Orson Wells para obter seu apoio mas não deu em nada. Ele então falou com o lendário diretor Frank Capra que ele havia conhecido através dos seus primeiros trabalhos no cinema, e Capra o indicou para George Pal.
Ray mostrou seu trabalho para Pal que já vinha planejando em fazer um filme de A Guerra dos Mundos.
Pal foi em uma direção diferente com seu filme, mas podemos imaginar como teria sido se Ray Harryhausen tivesse animado os Marcianos e suas maquinas de combate.


Tem aproximadamente 4 minutos de filmagem de teste do marciano saindo da cápsula espacial.


Parte do marciano usado nessa cena ainda existe.




 
                                                                 storyboards


                                                                Modelo Original


                                                                     Esboço



ALIMENTO DOS DEUSES (não realizado)

Era outro projeto para ser baseado em uma historia de H.G. Wells, Assim Harryhausen e seu mentor Willis O’Brien tentaram fazer uma versão do filme Alimento dos Deuses, pouco depois de completarem Mighty Joe Young mas também ninguém se interessou. Harryhausen tentou reviver o projeto ao longo dos anos, mas sem sucesso.
Apenas um desenho foi feito, de uma ameaçadora galinha gigante numa aldeia.
E esse desenho existe até hoje.


Ray também tentou adaptar A Ilha do Dr. Moreau, imaginando que as criações do cientista do titulo seria um perfeito ajuste para mostrar o desenvolvimento do seu Dynamation, mas também não foi aceito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário