terça-feira, 24 de abril de 2012

PUPPETOONS - Madcap Models

 
Foram uma serie de filmes de animação de marionetes feitas na Europa em 1930 e em 1940. Eles são memoráveis em sua utilização de substituição de peças na animação como as cabeças e membros usando uma serie de diferentes bonecos de madeira talhados a mão, para cada quadro os movimentos da marionete tinha alterações de expressões, ao invés de mover um boneco único, como é o caso da maioria da animação de bonecos em stop motion.

Os primeiros bonecos de George Pal eram simples, de madeira com arames. Mais tarde sua sofisticação veio mostrar uma animação de precisão mecânica, equiparada somente décadas depois com a computação gráfica. Pal animava por substituição, podendo usar, numa caminhada de “Puppetoons”, até 24 pares de pernas ligeiramente diferentes para o mesmo personagem, substituídos a cada fotograma.
Em “Tubby The Tuba” (1947), Pal procurou fazer tudo mais elaborado, e contou com cerca de 100 cabeças de encaixe pré-animadas.

A serie começou quando Pal fez um filme de animação para uma propaganda de cigarros em 1932, o que o levou a uma serie de publicidades teatrais para a PHILIPS Radio na Holanda. Isso foi seguido por uma serie para a Horlicks fabrica de leite maltado na Inglaterra.
Em 1956 os Puppetoons assim como a maioria dos curtas da Paramout, foram vendidos para uma distribuidora para televisão UM & M.
Tempos depois a TV Corp Nacional Telefilm Associates comprou a UM & M, e continuou a distribuir os Puppetoons nos anos de 1950 e 1960 como Modelos Madcap.

Com o sucesso dos “Puppettons”, vários animadores que trabalhavam na série tiveram êxito em suas carreiras independentes, como Joop Geesink (com a série de filmes “Dollywood”) e Ray Harryhausen (com uma série de filmes sobre contos de fadas, iniciada em 1945).


Nenhum comentário:

Postar um comentário