quarta-feira, 4 de abril de 2012

THE GIANT BEHEMOTH


É um filme de ficção cientifica, uma co-produção Americana-Britanica. Originalmente uma historia sobre uma bolha amorfa de radiação, mas o roteiro foi mudado por insistência do distribuidor, para que fosse algo parecido com o filme THE BEAST FROM 20,000 FATHOMS (1953), que teve os efeitos especiais em stop motion feitos por Ray Harryhausen, embora os elementos do conceito original permaneçam nas primeiras partes do filme e no elétrico poder enguia do monstro do titulo.
O roteiro foi escrito por Daniel James sob o nome de Daniel Hyatt, e co-escrito por Eugene Lourie, que também dirigiu.
Foi lançado nos Estados Unidos  com o nome de A Guerra do Paeleossauro Gigante (THE GIANT BEHEMOTH), e foi estrelado por Gene Evans e André Morell. Foi distribuído pela Allied Artists Pictures.


O filme começa quando milhares de peixes começam a aparecer mortos na costa de Cornualha Inglaterra, e um velho pescador é encontrado morto por algo que o deixou coberto de queimaduras de radiação.
Nisso uma equipe de cientistas anglo-americana são enviados a Londres para investigar e descobrir a causa da morte dos peixes também por radiação.
As investigações revelam que existe um grande animal brilhante nadando embaixo da superfície do mar.
Um navio é encontrado numa praia destruído, e em uma outra noite uma casa é queimada com todos os ocupantes e no local são encontradas pegadas do tamanho de um carro da policia. E a partir de uma foto um paleontólogo identifica o animal como sendo um (fictício) monstro pré-histórico chamado Paleossauro que pode projetar choques elétricos e esta saturado com a radiação. Um helicóptero avista o monstro no mar e é destruído com a radiação emitida.
A marinha entra em prontidão, mas numa manhã tranqüila o Dinossauro entra no rio Tamisa e na superfície ataca e faz afundar um navio matando todos os passageiros.
A cidade de Londres entra em prontidão com todos os militares se preparando contra um repentino ataque.
Os cientistas percebem que se o monstro for atacado e destruído pelo armamento militar convencional uma grande quantidade de radioatividade será liberada e contaminara tudo. Os militares então decidem usar um mini-submarino capaz de disparar um torpedo com radioatividade adicional suficiente no interior da ogiva para dar uma overdose ao gigante e matá-lo. 
O Dinossauro surge do mar e vai em direção a cidade destruindo tudo em seu caminho e fazendo as pessoas entrarem em desespero. Ele emite uma forte radiação queimando todas as pessoas em sua volta. Os soldados tentam impedir sua aproximação e são queimados com a forte radiação emitida por ele.
Ele destrói torres de eletricidade e provoca um grande incêndio, e depois de jogar um carro no rio com seus ocupantes dentro a ponte onde ele estava se rompe e ele cai também no rio.

Um Cientista Americano e um jovem pescador que é namorado da filha do primeiro homem que foi morto pela radiação, vão no mini-submarino atrás da criatura e quando eles o encontram são atacados mas conseguem se livrar e disparam com êxito na boca da criatura causando uma grande explosão acabando com ele por envenenamento.

As cenas em live action  foram filmadas na Grã-Bretanha incluindo Londres. O modelo de animação e os efeitos especiais foram filmados em um estúdio em Los Angeles, onde também foram integradas com a filmagem live action.
E devido a restrições no orçamento a cena do monstro esmagando um modelo miniatura de um carro foi usado três vezes no filme.
Ciente da disponibilidade do mestre de efeitos técnicos Willis O`brien, o diretor Lourié sugeriu aos produtores para que permitissem que o criador de King Kong fizesse os efeitos.
O assistente de O`brien Pete Peterson fez a maior parte da animação neste filme que é extremamente fluida, considerando que ele sofria de esclerose múltipla naquele momento.

O modelo original do Behemoth

E com exceção da curta cena que fez no filme It´s a Mad, Mad, Mad, Mad World (1963), este filme marcou como sendo a ultima vez que Willis O`brien fez desenhos e animação que seriam vistos pelo publico.

Em uma ligação estranha entre Willis O`brien e sua criação mais famosa, as ações de gritos que foram usados em King Kong podem ser ouvidas nas cenas em que o monstro ataca o barco e também quando invade Londres.  






Direção: Eugène Lourié e Douglas Hickox
Produção: David Diamond e Trd Lloyd
Historia: Robert Abel e Alan J. Adler
Roteiro: Eugène Lourie e Daniel James
Estrelando: Gene Evans, André Morell
Musica: Edwin Astley
Cinegrafista: Desmond Davis e Ken Hodges
Edição: Lee Doig
Distribuição: Allied Artists
Lançamento: 03 de Março de 1959 EUA (THE GIANT BEHEMOTH), e Outubro de 1959 Reino Unido como (BEHEMOTH THE SEA MONSTER)
Duração: 80 Minutos




Nenhum comentário:

Postar um comentário